283
Compartilhamentos

Hora do Aquecimento: confira 13 curiosidades aleatórias sobre a Bélgica

Eis que — mesmo com uma pitada de pessimismo por parte dos brasileiros — a Seleção Canarinho vem surpreendendo a todos e avançando na Copa do Mundo! Depois de empatar (1 a 1) com a Suíça e vencer a Costa Rica, a Sérvia e o México, as três vezes com um placar de 2 a 0, agora o nosso time do coração deve derrotar a Bélgica para continuar na briga pelo troféu. E o que a gente sabe sobre o desempenho dos belgas nos mundiais de futebol?

Atuações

Na edição atual, a seleção belga venceu em sua estreia na Copa contra o Panamá de 3 a 0, assim como nos demais jogos, com a Tunísia (5 a 2), Inglaterra (1 a 0) e com o Japão (3 a 2). Mas, olhando para o passado, desde a competição inaugural, sediada no Uruguai em 1930, o time da Bélgica participou de um total de 13 mundiais, incluindo o da Rússia, e a melhor classificação conquistada foi um 4º lugar na Copa do Mundo do México, celebrada em 1986.

Seleção belga(CBS Sports)

Historicamente, o maior rival da Bélgica é a Holanda (e não o Brasil, ufa!), apesar de os dois times só terem se enfrentado nos mundiais em duas ocasiões, em 1994, na Copa do Mundo dos Estados Unidos, e em 1998, quando a competição foi sediada na França, e os placares foram uma vitória de 1 a 0 para os belgas e um empate de 0 a 0.

Torcida belga(Quartz/Reuters/Eric Vidal)

Voltando à Copa da Rússia, os donos da casa foram os que mais vezes jogaram contra a equipe belga em mundiais (como União Soviética e Rússia), com três vitórias para o time da Bélgica. Com relação à Seleção Brasileira, as duas equipes se encararam apenas em 2002, com vitória para nós por... Adivinhe o placar: 2 a 0! Tomara que o placar de vitórias brasileiras nesta edição do mundial de futebol se mantenha — ou seja superado com folga! — na próxima sexta-feira, mas até lá, confira uma série de aleatoriedades sobre a Bélgica:

1 – O país faz fronteira com a França, Alemanha, Luxemburgo e Holanda e conta com uma população de quase 11,5 milhões de habitantes.

2 – Na Bélgica são falados três idiomas: o holandês, por quase 60% da população, o francês, por cerca de 40% dos belgas, e uma pequena parcela dos habitantes fala o alemão.

Grand Place, em BruxelasGrand Place, em Bruxelas (Nations Online/Wouter Hagens)

3 – Embora o chocolate suíço seja superfamoso mundo afora, sabia que a Bélgica fabrica cerca de 220 mil toneladas da delícia anualmente — e que seus produtos estão entre os melhores do planeta?

4 – Aliás, em 2013, a Bélgica lançou uma edição limitada de selos postais com sabor de chocolate!

Chocolates belgas(Chocolate Tales/Aibek.Nomadlife.Org)

5 – E sabia também que até a década de 70 era comum que jarras de cerveja fossem servidas em refeitórios escolares?

6 – Falando em cerveja, esse é mais um produto bastante popular no país. Existem mais de mil variedades que são produzidas por lá, e é comum que a Bélgica vença competições internacionais com suas bebidas. Tomara que fique só na bebida mesmo!

Cervejas belgas(Amazon)

7 – Originalmente, foi o físico e padre católico belga Georges Lamaitre que, em 1927, propôs a teoria do Big Bang para explicar a expansão e evolução do Universo.

8 – Os presidiários na Bélgica podem usar centrais de computadores nas cadeias e inclusive contam com acesso limitado à internet em suas celas — além de poder “comprar” filmes online, incluindo os pornográficos.

BrugesBruges (Andy’s Travel Blog)

9 – Em 1990, o governo belga suspendeu os poderes do então Rei, Alberto II, por um dia para que uma lei relacionada com o aborto no país pudesse ser aprovada sem a assinatura dele, que é católico. Além disso, a Bélgica foi o primeiro país no mundo a banir as minas terrestres, isso em 1995.

10 – Na Bélgica, pessoas diagnosticadas com autismo, transtorno bipolar, depressão e outros distúrbios mentais e psiquiátricos têm o direito de escolher terminar suas vidas através da eutanásia.

AntuérpiaAntuérpia (Wanderlust/Sites at Penn State)

11 – Dizem que as batatas fritas foram inventadas na Bélgica, e não na França, e o saxofone foi desenvolvido no século 19 por Adolphe Sax, um músico belga.

12 – E sabia que “As Aventuras de Tintin” e “Os Smurfs” são criações belgas?

Smurfs(Belgium Chess History)

13 – Apesar de tantas coisas legais que a gente mencionou sobre a Bélgica, o país teve um rei, Leopoldo II, que foi responsável pela morte de um número estimado em 10 milhões de pessoas no Congo.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER