Moeda comemorativa do Reino Unido homenageia o físico Stephen Hawking

03/04/2019 às 03:302 min de leitura

A empresa Royal Mint, responsável por fabricar as moedas do Reino Unido fez uma versão para homenagear o físico Stephen Hawking, falecido a aproximadamente um ano. A moeda de 50 centavos de libra estampa a figura de um buraco negro junto com a fórmula S=kc³A/4hG e o sobrenome do físico. A moeda mais barata varia em torno de 10 libras (cerca de US$ 13) mais frete. Estão sendo vendidas no site do Royal Mint, que, atualmente, estão esgotadas. 

A fórmula de Bekenstein-Hawking estampada no objeto é uma honra compartilhada com o físico teórico Jacob Bekenstein que, de acordo com o portal Science Alert,  “foi um avanço significativo nos esforços para tornar as estranhas propriedades dos buracos negros ajustadas às leis existentes sobre energia”. Ela descreve a entropia de um buraco negro, levando em consideração que a desordem das partículas pode ser entendida como o número de diferentes configurações microscópicas que poderiam se somar às qualidades macroscópicas que você observa, ou como a energia de um sistema se dispersa a uma determinada temperatura.

Fonte: Gizmodo

A responsável por desenvolver o desenho do buraco negro que na verdade não passa de uma imagem 2D foi Edwina Ellis, que em entrevista à BBC, relatou que a intenção dela era encaixar um grande buraco negro na minúscula moeda e gostaria que Hawking estivesse aqui rindo do pensamento. O nome do físico está representado sobre um campo de linhas circulares concêntricas, como se fosse um buraco mesmo, fazendo com que o centro recue e dê impressão de infinito.

A equação ajudou Stephen Hawking em uma das suas mais célebres descobertas, usando o fundamento de que mesmo os buracos negros aspirando grande quantidade de matéria, eles também irradiam lentamente pequenas partículas de volta ao espaço, fenômeno conhecido como radiação de Hawking. E para quem se interessou e deseja estudar mais sobre buracos negros, os estudos de Stephen Hawking foram publicados no livro Uma Breve História do Tempo.

Lucy Hawking, filha do físico, chegou a visitar o Royal Mint para ver as novas versões dos 50 centavos e afirmou que é um grande privilégio ser destaque em uma moeda, declarou à BBC. A Casa da Moeda afirma que o lançamento da moeda é apenas para uso comemorativo, mas há rumores de que Hawking é um excelente candidato a aparecer na nova nota de 50 libras do Banco da Inglaterra.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: