Tesouro nazista escondido durante 2ª Guerra é encontrado

01/07/2020 às 07:002 min de leitura

Uma nova descoberta sobre os eventos da Segunda Guerra Mundial indica que tropas alemãs não estavam interessadas apenas em torturar e escravizar judeus, mas também estavam de olho em seus itens pessoais e em algumas ferramentas de prata fabricadas em suas terras. A sugestão surgiu logo após a identificação de um antigo baú nazista enterrado no forte de Nowy Sacz e aponta mais um registro histórico do período do Holocausto que conta novos detalhes importantes sobre a época.

O tesouro foi identificado por Stanislaw Pustulka, escavador da da Associação Histórica e Exploratória de Nowy Sacz, enquanto estava realizando um trabalho de exploração na antiga propriedade polonesa ocupada por alemães. Segundo o pesquisador, o baú encontrava-se bastante desgastado e em um estado de deterioração avançado, porém os mais de 100 itens que estavam guardados em seu interior possuíam um bom estado de preservação, facilitando seu reconhecimento.

(Fonte: Associação Histórica e Exploratória de Nowy Sacz/Reprodução)(Fonte: Associação Histórica e Exploratória de Nowy Sacz/Reprodução)

Entre uma grande quantidade de prata, o arqueólogo local, Bartlomiej Urbansk, começou a investigar a procedência do material armazenado, datado da "virada do século 19 ou 20" e relacionado à cultura judaica. Acreditando ter sido roubado pelas tropas nazistas durante a guerra, também leva em consideração a possibilidade das ferramentas terem feito parte do próprio castelo e terem sido tomadas juntamente com a própria fortificação.

Outra possibilidade para o armazenamento das taças, utensílios domésticos e ferramentas de alimentação é a apreensão por parte do exército alemão, já que muitos judeus passavam a esconder itens em suas celas e em pontos isolados dos campos de concentração para planejar fugas. Dessa forma, alguns podem ter sido flagrados pelos captores e o material consequentemente recuperado.

O Castelo Real de Nowy Sacz

Construído por Casimiro III, o Grande, em meados do século 14, o Castelo Real de Nowy Sacz era uma das fortificações mais importantes do medievalismo polonês, representando o reinado local. Elevado sob uma arquitetura gótica, a edificação foi demolida em 1645 por um dilúvio e pelo ataque do exército sueco, anos após ter sido reconstruída por Maciej Trapola, um famoso arquiteto italiano.

(Fonte: Flickr/Reprodução)(Fonte: Flickr/Reprodução)

Já em ruínas, a estrutura cedeu quase completamente séculos depois, em 1945, servindo para ocupação dos nazistas durante a Segunda Guerra Mundial e comportando enormes estoques de munição, assim como sendo utilizado para executar judeus de cidades vizinhas.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: