Seja o primeiro a compartilhar

Artista japonesa transforma frutas e legumes em lindas obras de arte

Você provavelmente já deve ter visto pratos utilizando legumes ou frutas em formato de flores como decoração, seja em bufês de hotéis, casamentos ou na salada daquela tia que adora deixar a comida mais bonita. Mas a artista japonesa Tomoko Sato levou esta técnica para um outro nível, criando verdadeiras obras de arte que chegam até a dar dó de comer.

(Fonte: Tomoko Sato/Reprodução)
(Fonte: Tomoko Sato/Reprodução)

Os trabalhos de Tomoko começaram em 2004, quando ela viajou para a Tailândia e se apaixonou pela escultura tradicional do local. Desde então, a mulher passou a aplicar a mesma técnica utilizada comumente na marcenaria em vegetais, transformando-os em peças dignas de uma exposição. Conhecido em tailandês como kae sa luk, este tipo de entalhe exige muita dedicação, sutileza e atenção a detalhes, sendo feito inteiramente à mão.

(Fonte: Tomoko Sato/Reprodução)
(Fonte: Tomoko Sato/Reprodução)

O mais interessante é que a ideia de esculpir alimentos surgiu a muitos séculos atrás, provavelmente na China durante a Dinastia Tang, que durou de 618 a 906 d.C. E para os tailandeses, estes projetos são levados completamente a sério, sendo considerados um verdadeiro ofício e com as primeiras esculturas do tipo datando do século XIV, durante a dinastia Sukhothai.

(Fonte: Tomoko Sato/Reprodução)
(Fonte: Tomoko Sato/Reprodução)

Segundo a lenda, tudo teria começado no reinado de Pha Ruang, em 1364, quando a Lady Nand Noppomart decidiu encontrar uma forma de fazer sua jangada se destacar durante o festival. A dama então utilizou uma flor como molde e a esculpiu em um vegetal, criando também um pequeno pássaro como acompanhamento. A beleza da obra foi tamanha que impressionou o rei, e ele decidiu que todas as mulheres tailandesas deveriam aprender tal habilidade.

(Fonte: Tomoko Sato/Reprodução)
(Fonte: Tomoko Sato/Reprodução)

Se esta lenda possui um fundo de verdade, nunca saberemos, mas tenho certeza que qualquer monarca ficaria espantado com a delicadeza e detalhes impressionantes apresentados nas artes de Tomoko.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.