Artes/cultura
23/03/2021 às 06:00•2 min de leitura
Em 1990, Fernando Collor de Mello se tornou o 32º presidente do Brasil e o primeiro presidente eleito diretamente após o fim da ditadura militar. Porém, as coisas não pareciam andar muito bem já no segundo ano de seu mandato. Com a reputação arruinada por planos econômicos impopulares e escândalos de corrupção, Collor viu nascer um grande movimento popular: os Caras Pintadas.
Clamando pelo impeachment do líder da República, milhares de brasileiros foram às ruas em 1992 com os rostos pintados de verde e amarelo. Composto majoritariamente por estudantes, o movimento tomou conta de todas as capitais do país e foi responsável direto para que o então comandante considerasse sua renúncia.
(Fonte: Wikimedia Commons)
A gota d'água de Fernando Collor ocorreu em uma ação política conhecida pelo nome de "confisco da poupança". Na época, o governo estabeleceu que todas as contas bancárias no Brasil com quantidades superiores a 50 mil cruzeiros deveriam ser congeladas por 18 meses. Isso fez com que boa parte dos brasileiros ficasse revoltada.
O decreto não prejudicou apenas pessoas, mas como também empresas. Em decorrência disso, o Brasil acabou entrando em uma grande crise econômica e observou um aumento nos números de desemprego. Com o congelamento, Collor pretendia controlar a inflação de 1700% ao ano que assolava o país — porém viu a medida falhar miseravelmente.
O aumento da insatisfação popular com o mandato despertou o movimento estudantil dos Caras Pintadas. No dia 16 de agosto de 1992, jovens vestindo roupas pretas e tinta amarela e verde no rosto ocupavam as avenidas com cartazes nas mãos pedindo o impeachment do presidente, que renunciaria no dia 30 de dezembro do mesmo ano.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Os Caras Pintadas surgiram como uma resposta imediata a um discurso feito por Fernando Collor três dias antes das passeatas. Em sua fala, o presidente eleito pedia para que seus apoiadores fizessem uma caminhada a seu favor vestindo roupas das cores da bandeira nacional.
Do outro lado, a União Nacional dos Estudantes (UNE) e a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), que já faziam reuniões com estudantes desde maio de 1992, tornaram-se os principais órgãos organizadores do protesto. O clamor popular fez com que o processo de impeachment se iniciasse no Congresso.
Vendo que perderia pelas vias políticas, Collor decidiu renunciar. Entretanto, o impeachment ocorreu da mesma forma, o que envolveu a suspensão dos seus direitos políticos por oito anos. Para os últimos dois anos do mandato, quem assumiu o comando do país foi o vice-presidente Itamar Franco.
Estátua de uma mulher usando uma coroa real tem gerado polêmica entre pesquisadores para saber se realmente é uma representação de Cleópatra.
Nova obra da Disney é um retrato fiel a história cultura polinésia e remonta tradições seculares da região.
Alguns produtos microdosados com princípio ativo psicodélico podem carregar substâncias nocivas desconhecidas.
Um dos mais importantes nomes do heavy metal, Dimebag Darrell foi assassinado no palco por um fã descontente com o fim da banda.
A cidade de Surat, que era o maior centro de lapidação do mundo, passou a negociá-los recentemente no maior complexo de escritórios do mundo.
A adaptação da antiga bandeira da independência, quando a Síria se libertou da França, seria o símbolo de uma nova libertação, desta vez da ditadura, segundo o HTS.
A catedral de Paris renasce após o incêndio que comoveu o mundo.
Uma máscara asteca de turquesa, ligada ao deus do fogo e à renovação, resiste como testemunho da espiritualidade de uma civilização que desafiou o tempo.
A Bíblia difunde imagens diferentes sobre como seria o inimigo de Deus.