Estilo de vida
27/04/2021 às 08:00•2 min de leitura
Sempre escutamos falar que a Rainha Elizabeth II "não tem nenhum poder", mas essa não é bem a verdade. Apesar de não governar diretamente o Reino Unido, a monarca possui diversas atribuições e vantagens interessantes. Confira 7 delas:
Fonte: David Mark/Pixabay
A monarca tem o domínio sobre uma variedade de animais aquáticos que vivem nas águas britânicas. Teoricamente, quaisquer golfinhos e baleias encontrados ao redor do Reino Unido são de sua propriedade.
Todas as carteiras de motorista da região são emitidas em nome da Rainha. Porém, ela é a única pessoa do país que não precisa legalmente de uma habilitação ou uma placa em seus carros.
Fonte: Getty Images/Divulgação
Ao contrário dos outros membros da família real, a monarca não precisa de um passaporte para viajar ao redor do mundo e entrar em outros países.
Este não é tanto um poder, mas mais uma vantagem do trabalho. A família real possui um caixa eletrônico particular no porão do Palácio de Buckingham. A máquina é fornecida pelo Coutts, um dos bancos mais prestigiados e exclusivos do Reino Unido.
Fonte: The Mirror/Reprodução
Para transformar qualquer projeto em lei, o consentimento da Rainha é obrigatório. Primeiro, a proposta é aprovada nas duas casas do Parlamento, depois segue ao Palácio para a assinatura da monarca.
A última vez que um soberano se recusou a consentir com um projeto de lei foi em 1708, no reinado da Rainha Anne.
Além do Reino Unido e da Austrália, a Rainha também é chefe de estado em Antígua e Barbuda, Bahamas, Barbados, Belize, Canadá, Granada, Jamaica, Nova Zelândia, Papua Nova Guiné, São Cristóvão e Nevis, Santa Lúcia, São Vicente e Granadinas, Ilhas Salomão e Tuvalu.
Fonte: Getty Images/Reprodução
Todos os processos do Reino Unido são conduzidos em nome da soberana, o que a torna imune a ações judiciais. A Rainha também não pode ser obrigada a prestar depoimento em um tribunal.