Ruth de Souza: quem foi a atriz homenageada pelo Google em seu centenário?

12/05/2021 às 08:112 min de leitura

Nesta quarta-feira (12), o doodle do Google homenageia a atriz Ruth de Souza, que completaria 100 anos de idade hoje. Considerada uma das primeiras atrizes negras do teatro, do cinema e da TV no Brasil, ela aparece em destaque na página principal do buscador.

Filha de uma lavadeira e um lavrador, Ruth Pinto de Souza nasceu em 12 de maio de 1921 no Rio de Janeiro, mas passou boa parte da infância em Minas Gerais. Ela decidiu que queria ser atriz ainda criança, depois de assistir ao filme Tarzan, o filho da Selva, lançado em 1932.

O primeiro passo em direção ao mundo das artes foi dado quando ela retornou à terra natal e ingressou no Teatro Experimental Negro do Rio, fundado em 1944 com o objetivo de abrir as portas para os artistas afro-brasileiros. Sua estreia ocorreu em 1945 no Theatro Municipal, na peça “O Imperador Jones”.

(Fonte: Google/Reprodução)(Fonte: Google/Reprodução)

Primeira atriz negra a se apresentar no palco do famoso teatro da capital fluminense, Ruth ganhou uma bolsa de estudos dada pela Rockefeller Foundation, no início da década de 1950. Ela foi estudar cinema e teatro nos Estados Unidos, durante um ano.

Sucesso na TV e no cinema

A estreia da atriz nas telonas aconteceu antes da ida aos EUA, no longa Terra Violenta (1948). Já em 1953, ela participou de Sinhá Moça, trabalho que lhe rendeu uma indicação ao Leão de Ouro do Festival de Veneza, prêmio perdido por apenas dois votos. No total, Ruth fez mais de 30 filmes e dezenas de peças de teatro.

Na TV, a atriz que também ficou marcada pela luta contra o racismo atuou em novelas como A Cabana do Pai Tomás, O Bem-Amado, O Rebu, Sinhá Moça, Mandala, Rainha da Sucata, O Clone e Duas Caras. Contratada da Globo por mais de 50 anos, ela também fez algumas séries na emissora, entre as quais Na Forma da Lei e Mister Brau.

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

O último trabalho de Ruth de Souza foi na minissérie Se eu fechar os olhos agora, em 2019. Ela morreu no dia 28 de julho daquele ano, aos 98 anos de idade, enquanto estava internada se tratando de uma pneumonia.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: