Saia é uma peça feminina? Veja 5 equívocos sobre roupas e moda

05/06/2021 às 12:002 min de leitura

Já parou para pensar como eram as roupas de antigamente? Se a sua referência são filmes e séries, a sua ideia pode estar errada. Confira agora os 5 equívocos sobre o mundo da moda.

1. Saias não são apenas para mulheres

Fonte: Marco Calignano/UnsplashFonte: Marco Calignano/Unsplash

Apesar de em alguns casos ser cultural o uso da peça por homens, as saias são vistas como uma roupa exclusivamente feminina. Contudo, antigamente, a peça fazia parte da moda unissex. Um exemplo são as tradicionais togas usadas na Grécia Antiga

Já no Egito Antigo, os homens costumavam usar saia constantemente pela sua facilidade no movimento e frescor que o calor da região exigia.

2. Salto alto não foi criado para o público feminino

Fonte: Freepik/DivulgaçãoFonte: Freepik/Divulgação

Hoje considerada uma peça essencial no guarda-roupa das mulheres, por muito tempo o salto alto era exclusividade masculina. A sua origem é datada do século X e o salto alto foi usado pela primeira vez para aplicações militares por conta de sua praticidade para a cavalaria persa. Desde então, o sapato se tornou símbolo de estatura e elegância.

3. Os chifres no capacete Viking são uma mentira

Fonte: Victor B./UnsplashFonte: Victor B./Unsplash

Quando pensamos nos Vikings, automaticamente imaginamos eles usando o capacete com chifres, certo? Na verdade, essa imagem é uma mentira, já que não há nenhuma evidência que comprove a existência da peça. 

Contudo, há algumas suspeitas de que este capacete era usado em cerimônias oficiais e como peça de decoração.

4. Perucas

Fonte: Listverse/ReproduçãoFonte: Listverse/Reprodução

As perucas têm uma história fascinante, sendo muito mais antigas do que as pessoas acreditam. A peça já era popular entre homens e mulheres no Egito Antigo. Como a região era extremamente quente, muitos preferiam raspar a cabeça e usar peruca para eventos formais e cerimônias.

Mais recentemente, mas ainda relativamente no passado, a peça foi muito associada aos colonos norte-americanos. Apesar de serem extremamente populares, as perucas significavam classe, poder e, em alguns casos, inclinação política. Ou seja, a noção de que todos os homens nas colônias norte-americanas usavam o artefato é falsa.

5. Vestido não era exclusividade feminina

Fonte: Tamara Bellis/UnsplashFonte: Tamara Bellis/Unsplash

Assim como as saias, os vestidos também foram criados para os dois gêneros. Relatos históricos da peça foram encontrados na antiga Mesopotâmia, Egito, China e mais. Se atualmente, o vestido é visto como uma escolha fashion e feminina, antigamente ele era escolhido por ser fácil de fazer e o frescor que trazia nos dias mais quentes.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: