Seja o primeiro a compartilhar

O que significa a expressão 'N vezes'?

Em conversas informais ou dentro de uma aula de matemática, você muito provavelmente já deve ter escutado a expressão "N vezes". Exemplos disso seriam frases como "já fiz isso N vezes", "fui a esse lugar N vezes", "já repeti essa informação N vezes" e inúmeras outras no mesmo sentido.

Neste caso, a letra N significa algo que fizemos ou dissemos várias vezes e não sabemos ao certo quantas vezes foram para quantificar. Entretanto, esse é apenas um dos exemplos de uso para essa consoante na língua portuguesa e hoje nós veremos quais são todas as formas que essa letra pode ser empregada. Olha só!

A importância do N

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

A letra N é a 14ª letra do alfabeto e portanto representa o dobro da letra G, sétima letra da sequência. Por outro lado, ela também é a 11ª consoante da língua portuguesa, visto que até chegar em sua vez já tivemos que passar pelas vogais A, E e I. Mais do que uma representação de número inconclusivo na matemática, N pode ser usada de diversas maneiras.

Essa letra também pode ser chamada de uma consoante oclusiva nasal alveolar, que é pronunciada enquanto a expiração de ar bloqueada pela língua, lábios ou glote se abre e cria um diferente som nasalado — quase como uma explosão de sons. Além da sua marcante diferença de sonoridade, é uma letra com importantes significados na sociedade.

Na matemática, ela também dá nome ao grupo de número inteiro indeterminado. Outro uso bastante comum para a letra N é a representação do ponto cardeal norte na Geografia, que costuma ser o principal ponto de referência para viajadores utilizando uma bússola.

Uso na ciência

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

A química é mais um dos campos de estudo onde a letra N representa algo importante. Neste caso, ela simboliza a constante de Avogadro, que representa o número de átomos de carbono existentes em 12 gramas de carbono 12 — o mais abundante isótopo de carbono na natureza com ocorrência relativa de 99% na natureza.

Por fim, essa também é a letra de Newton na física. Representa a unidade de medida de força e homenageia o físico Isaac Newton, responsável por formular a lei da gravidade e aprofundar imensamente todos os conhecimentos que temos sobre a vida humana na Terra. 

Sendo assim, é evidente que a letra N é uma das mais relevantes no alfabeto e ocupa um espaço bem especial em diversos campos da vida.


Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER