O que significa a expressão 'N vezes'?

06/07/2021 às 15:452 min de leitura

Em conversas informais ou dentro de uma aula de matemática, você muito provavelmente já deve ter escutado a expressão "N vezes". Exemplos disso seriam frases como "já fiz isso N vezes", "fui a esse lugar N vezes", "já repeti essa informação N vezes" e inúmeras outras no mesmo sentido.

Neste caso, a letra N significa algo que fizemos ou dissemos várias vezes e não sabemos ao certo quantas vezes foram para quantificar. Entretanto, esse é apenas um dos exemplos de uso para essa consoante na língua portuguesa e hoje nós veremos quais são todas as formas que essa letra pode ser empregada. Olha só!

A importância do N

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

A letra N é a 14ª letra do alfabeto e portanto representa o dobro da letra G, sétima letra da sequência. Por outro lado, ela também é a 11ª consoante da língua portuguesa, visto que até chegar em sua vez já tivemos que passar pelas vogais A, E e I. Mais do que uma representação de número inconclusivo na matemática, N pode ser usada de diversas maneiras.

Essa letra também pode ser chamada de uma consoante oclusiva nasal alveolar, que é pronunciada enquanto a expiração de ar bloqueada pela língua, lábios ou glote se abre e cria um diferente som nasalado — quase como uma explosão de sons. Além da sua marcante diferença de sonoridade, é uma letra com importantes significados na sociedade.

Na matemática, ela também dá nome ao grupo de número inteiro indeterminado. Outro uso bastante comum para a letra N é a representação do ponto cardeal norte na Geografia, que costuma ser o principal ponto de referência para viajadores utilizando uma bússola.

Uso na ciência

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

A química é mais um dos campos de estudo onde a letra N representa algo importante. Neste caso, ela simboliza a constante de Avogadro, que representa o número de átomos de carbono existentes em 12 gramas de carbono 12 — o mais abundante isótopo de carbono na natureza com ocorrência relativa de 99% na natureza.

Por fim, essa também é a letra de Newton na física. Representa a unidade de medida de força e homenageia o físico Isaac Newton, responsável por formular a lei da gravidade e aprofundar imensamente todos os conhecimentos que temos sobre a vida humana na Terra. 

Sendo assim, é evidente que a letra N é uma das mais relevantes no alfabeto e ocupa um espaço bem especial em diversos campos da vida.


NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: