Cozinha: aprenda a melhor maneira de cortar ou picar 9 vegetais

Quando começamos a fazer uma receita, o primeiro passo é preparar todos os ingredientes, o que inclui picar todos os legumes e as verduras que serão utilizados. A questão é que isso deve ser feito da forma correta, para equilibrar os sabores e a textura de cada vegetal no prato, bem como para aproveitar o máximo possível os ingredientes. 

Por isso, um dos primeiros passos que precisamos aprender na cozinha é como cortar cebola, alho, cebolinha e outros vegetais. Mas como cortar couve-de-bruxelas, endívias ou aspargos, por exemplo? Para ajudar, a chefe de cozinha Amy Chaplin preparou um vídeo com mais de 40 minutos mostrando como cortar dezenas de tipos de vegetal. É importante observar que há várias formas de cortar cada um, mas aqui vamos dar as dicas mais interessantes da chefe.

Dica que vale para qualquer vegetal: tenha uma faca boa e bem afiada!

1. Como cortar tomates?

Imagem: YouTube/ReproduçãoImagem: YouTube/Reprodução

Chaplin diz que sua maneira favorita de cortar tomates frescos é, simplesmente, tirar o cabo, dividi-los na metade e fazer grandes pedaços. Mas, para usar em molhos, muitas pessoas preferem cortar o tomate em cubinhos. Para isso, o passo a passo é: tirar o cabo dele, parti-lo ao meio, tirar as sementes com a mão e pressioná-lo bem, para que ele fique quase reto. Então, é só cortar fatias verticais e depois horizontais. 

2. Como cortar alho?

Notícias ao MinutoNotícias ao Minuto

Para começar, é preciso descascar a cabeça de alho com as mãos e retirar cada um dos dentes. Depois, apenas se apoia a faca no dente e dá um tapa com as costas da mão nela, para removê-lo da casca. Então, deve-se cortar a ponta de cima do dente de alho e então fatiá-lo finamente na horizontal.  

Outra maneira de picar dentes de alho é fatiá-los na vertical, fazer um corte no meio e então picar na horizontal, criando cubos bem finos. No final, pode-se dar mais uns golpes com a faca para picar qualquer pedaço que tenha ficado maior. 

3. Como cortar cebolinha?

Imagem: Cutco/ReproduçãoImagem: Cutco/Reprodução

O primeiro passo é retirar a raiz no final e as pontas dos talos, que não ficam tão boas nas receitas. Depois, basta segurar tudo junto, bem firme, e cortar em fatias finas na diagonal. A chefe dá uma dica que muitas donas de casa brasileiras já conhecem: congelar a cebolinha depois de cortada para usar quando precisar. 

4. Como cortar repolho?

Imagem: FreepikImagem: Freepik

No começo, tiram-se as folhas externas do repolho e, então, corta-se a raiz com uma faca afiada, para deixá-lo plano. Assim, é possível cortá-lo ao meio e tirar o talo branco de dentro, para então picá-lo bem fininho — mas, para isso, é essencial ter uma faca boa e afiada. Também há a possibilidade de cortá-lo em vários pedaços e ralar estes para fazer uma salada de repolho picadinho.

5. Como cortar abóbora cabotiá?

Imagem: YouTubeImagem: YouTube

Quando o assunto são vegetais grandes, como a abóbora ou o repolho, não dá para trabalhar com facas pequenas: então, usa-se um facão. Chaplin, por exemplo, usa um machado para partir suas abóboras ao meio. Já Rita Lobo afirma que se pode usar uma faca menor e se guiar pelo vinco da abóbora. Em todo caso, coloque uma toalha embaixo para que o vegetal não fique "sambando" na tábua. 

Depois de partir a abóbora ao meio, retiram-se as sementes com uma colher ou, se preferir, é possível deixá-las. Então, o próximo passo é cortá-la em pedaços menores e tirar a casca desses pedaços — é bem mais simples do que tentar descascar a abóbora inteira. Por fim, é possível cortar em cubos ou pedaços, como preferir.

6. Como cortar alho-poró?

Imagem: BHG/ReproduçãoImagem: BHG/Reprodução

É necessário cortar as raízes desse vegetal, as pontas das folhas e, então, fazer um corte leve para abrir o alho-poró. Depois, é para lavá-lo a fim de tirar a sujeira que fica entre as folhas. Em seguida, corta-se ele ao meio. Para terminar, é indicado cortá-lo em pedaços maiores para refogar ou fatiá-lo na diagonal para usar em receitas.

7. Como cortar couve-de-bruxelas?

Imagem: FineCooking.comImagem: FineCooking.com

As couves-de-bruxelas são parecidas com pequenos repolhos, mas têm gosto de brócolis. Há várias formas de prepará-las, mas tudo começa tirando a haste, como na imagem. Depois, pode-se apenas fazer um suave corte em cruz e salteá-las inteiras. Também é possível cortar ao meio.

A couve-de-bruxelas pode ser comida crua. Para isso, devem ser retiradas as folhas de fora que não estão tão boas. Então, é possível ralar a couve bem fininha ou somente desfolhá-la para servir em uma salada. 

8. Como cortar aspargos?

Imagem: The Holistic ChefImagem: The Holistic Chef

Aparentemente, o segredo de chefes para fazer os vegetais parecerem mais gostosos nos pratos é cortá-los na diagonal, como na imagem. Segundo Chaplin, se os aspargos forem salteados, é só quebrar a ponta mais dura do vegetal e cortar grandes pedaços na diagonal. Porém, se o aspargo inteiro for assado ou cortado em fatias finas, com um cortador de legumes tipo mandolin, ele pode ser usado cru em saladas.

9. Como cortar endívias?

Imagem: YummlyImagem: Yummly

Endívias são vegetais que ficam deliciosos em saladas ou com recheios, como na imagem (dá para rechear com vários tipos de pasta, entre outras preparações). Porém, para que as folhas fiquem bonitas assim, o talo da endívia deve ser cortado, e as folhas soltas uma por uma. Depois, será necessário cortar mais uma parte do talo para liberar mais folhas — e assim até desfolhar toda a endívia. As endívias podem ser brancas ou roxas. 

Para completar nossa lista, se você tem alguma dica para preparar estes ou outros vegetais, deixe seu comentário abaixo.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.