Qual é a ordem correta dos cobertores para se esquentar?

06/11/2021 às 12:002 min de leitura

Em um dia frio de inverno, o que você faz para se esquentar? Em geral, todos nós temos uma ordem favorita de como dispor os cobertores na cama para ficarmos mais quentinhos. Afinal, dormir passando frio é uma sensação realmente desconfortável e que não deveria acontecer com nenhuma pessoa no mundo.

Mas será que você está colocando suas cobertas na ordem correta para conseguir manter o máximo de calor possível? De que forma devemos organizar o lençol, a manta e o edredom? Saiba qual a função de cada um desses itens e como fazer para ter uma noite mais agradável e dormir melhor.

A função do lençol

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Quando consideramos a arrumação de uma cama, sempre pensamos na disposição do lençol entre as camadas. Nesse caso, temos duas camadas: o lençol e o sobre lençol, sendo o primeiro aquele que cobre o colchão e o segundo a peça que vai sobre a gente e abaixo do restante dos cobertores.

Mas qual a real função dessa fina camada de pano? Ela influencia em alguma coisa quando o quesito é nos esquentar? A verdade é que a principal função desse tecido não é atuar como um isolante térmico, mas sim absorver a umidade liberada pelo nosso corpo durante a noite.

Como o lençol é feito principalmente de algodão, ele costuma vazar o calor com mais frequência, mas proporciona um maior conforto para a forma como nos posicionamos deitados. Além disso, ele atua como uma peça fundamental de higiene, visto que ele impede a sujeira de chegar no colchão e nas outras cobertas.

Ordem correta de cobertores

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Em noites mais geladas, nós costumamos optar por outros dois tipos de coberta na tentativa de ficarmos mais quentes: a manta e o edredom. Embora muitas pessoas achem que essas peças forneçam calor, a verdade é que elas trabalham para armazenar a temperatura do nosso corpo e deixar tudo mais quentinho.

É por isso que quando entramos debaixo da coberta tudo parece muito gelado no começo. Mas será que existe uma ordem exata para o que devemos colocar depois do lençol? Tradicionalmente, as pessoas costumam botar a manta em segundo plano e em último lugar o edredom.

E isso faz bastante sentido. O edredom é feito de um material felpudo que está cheio de ar. Por ter menos moléculas que um objeto sólido, isso faz com que ele atue como um isolante térmico durante o contato. Esse ar aprisionado entre a peça também é responsável por impedir que o cobertor realize a convecção, que é a saída do ar quente do nosso corpo e entrada do ar frio presente no ambiente externo.

Quando colocamos outra peça sobre o edredom, ele será comprimido e é possível que menos ar seja mantido como barreira protetiva. Mesmo assim, a diferença de temperatura na cama não costuma ser muito grande independente da ordem. Resumindo: escolha aquela que te deixe mais confortável!

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: