As 10 matérias mais Mega Curiosas de 2021

Novo ano começando, energias renovadas e muita ansiedade para que o desenrolar de 2022 — depois de 2 anos vivendo uma pandemia — seja positivo e próspero. No entanto, não tem como se esquecer do ano que deixamos para trás e, por isso, o Mega Curioso listou as matérias que mais bombaram em 2021 e que fizeram nossos leitores se apaixonarem (ainda mais) pelo nosso querido site.

Confira a lista completa a seguir.

1. Qual é o significado da tampinha amarela nas garrafas de Coca-Cola?

(Fonte: Reprodução)(Fonte: Reprodução)

A gigante queridinha dos refrigerantes, Coca-Cola, tem algumas embalagens especiais ao longo do ano, incluindo a clássica edição da tampinha amarela. Mas você sabe o motivo pelo qual a empresa faz essa diferenciação? Se a resposta for não, a gente te conta!

2. 6 descobertas bizarras sobre civilizações antigas e nossos ancestrais

(Fonte: Reprodução)(Fonte: Reprodução)

A Ciência já descobriu muito mais informações sobre os nossos ancestrais do que apenas aquelas que você aprendeu na escola. A maioria dessas descobertas, que são inusitadas, ajudaram os pesquisadores a entender os costumes e os hábitos de sociedades que não existem mais. Spoiler: tem MUITOS aspectos legais.

3. Os 6 animais com a vida mais curta no mundo

(Fonte: Reprodução)(Fonte: Reprodução)

Se te contássemos que existem animais importantíssimos para a natureza e os ecossistemas que sobrevivem por apenas 24 horas? Parece loucura, mas não é. E essa lista está recheada com aqueles que têm o ciclo de vida mais curto do mundo. Vale a pena conferir!

4. 6 fatos sobre Cristóvão Colombo que não são contados nos livros

(Fonte: Reprodução)(Fonte: Reprodução)

Essa é mais uma que vai te deixar boquiaberto com o que não te contaram nas aulas de História. Cristóvão Colombo (1451-1506), considerado o verdadeiro "descobridor" da América, tem muitos atos bárbaros e aspectos da sua personalidade tirânica que não são muito conhecidos. Aqui, te revelamos vários segredos sobre ele.

5. Por que tantos brasileiros têm o mesmo sobrenome?

(Fonte: Reprodução)(Fonte: Reprodução)

Se você tem um sobrenome comum — Pereira, Machado, Anjos, Oliveira, Martins etc. — com certeza já encontrou vários “parentes” por aí. Nessa matéria, a gente te conta a origem dos sobrenomes brasileiros mais populares, o motivo pelo qual isso acontece e, de quebra, te explica mais um pouquinho as suas origens!

6. 5 ideias erradas que temos sobre a Idade da Pedra

(Fonte: Reprodução)(Fonte: Reprodução)

A Idade da Pedra foi aquele período em que só existiam os homo sapiens bárbaros com pouca inteligência, certo? Errado! Essa lista mostra que nossos ancestrais dessa época tinham até métodos cirúrgicos de sucesso. Você vai ficar de “boca aberta”.

7. Peter: a criança feral adotada como animal de estimação

(Fonte: Reprodução)(Fonte: Reprodução)

O caso de Peter, o menino selvagem, parece que saiu diretamente de um roteiro de cinema, mas é completamente verídico. O menino, que sobreviveu na floresta e foi criado por animais selvagens, tem uma história de vida fascinante. Vale a pena seu clique!

8. 7 fatos históricos perturbadores que mais parecem ficção

(Fonte: Reprodução)(Fonte: Reprodução)

Sabe aquele ditado popular “a ficção imita a realidade”? Pois é, no caso desses acontecimentos nem a mente mais criativa conseguiria inventar as situações absurdas que a história já nos proporcionou. Você vai ficar surpreso com essa lista.

9. Caracol-do-vulcão: o molusco de ferro que resiste ao calor escaldante

(Fonte: Reprodução)(Fonte: Reprodução)

Como pode um animal do tamanho de uma moeda sobreviver a temperaturas extremamente quentes? O Caracol-do-vulcão é o único molusco que aguenta até 400 °C e nessa matéria nós te contamos como!

10. Enzo e Valentina já eram: veja quais são os nomes da moda agora

(Fonte: Reprodução)(Fonte: Reprodução)

Moda é moda. E como toda elas passam, a era dos Enzos e das Valentinas também está chegando ao fim. Só resta se preparar para quais serão os nomes mais populares da próxima geração de bebês, e é isso que essa matéria te conta!

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.