Ciência
27/01/2022 às 12:00•2 min de leitura
Para elaborar um bom texto, precisamos lançar mão de diversas estratégias: definir o público-alvo, escrever conforme a norma-padrão, respeitando as regras da língua portuguesa, dar fluidez e estruturação lógica às nossas produções etc. Nesse sentido, um aspecto muito importante é dominar o uso de conectivos, também chamados de conectores ou articuladores do discurso.
Esses termos ou expressões ligam sentenças e parágrafos, permitindo que o texto seja construído com base em uma sequência de ideias, garantindo a coesão e a coerência, ou seja, a correta relação entre as palavras e a organização lógica do conteúdo.
Os conectivos podem ser conjunções, advérbios ou pronomes. Eles serão categorizados de acordo com a função que exercem no contexto. Temos conectivos que indicam causa, conclusão, finalidade, oposição etc.
A seguir, conheça alguns deles e saiba como os aplicar em seu texto.
"Embora Luísa tenha se planejado e saído de casa cedo, chegou atrasada à aula de pilates que marcaria o início de uma nova turma, porque o trânsito atravancou seu caminho."
A conjunção embora tem como principal função introduzir uma oração que encerra uma ideia de concessão, pois, apesar de ter saído de casa cedo, a Luísa se atrasou para a aula de pilates. O objetivo do pronome relativo que é retomar o sintagma “aula de pilates” presente na oração anterior. Por fim, a conjunção subordinativa porque inicia uma oração que exprime ideia de causa, pois, "porque o trânsito atravancou seu caminho", a Luísa chegou atrasada à aula de pilates.
O uso adequado desses conectores estabelece uma relação de sentido eficiente em um texto. É importante lembrar que cada um desses elementos tem uma função específica. Por isso, para cada tipo de relação a ser estabelecida entre as orações, há um conectivo que se adaptará perfeitamente.
***
Mariana Bordignon S. de Souza, colunista semanal do Mega Curioso, é formada em Letras-Português, pós-graduada em Docência Universitária e especialista em Gestão de Projetos. Está envolvida com o mercado editorial há mais de 10 anos.