8 artistas que também são dubladores brasileiros e você não sabia

29/04/2022 às 04:002 min de leitura

O trabalho dos dubladores brasileiros é reconhecido pela sua imensa qualidade. Para muitos de nós, personagens de desenhos animados, filmes e séries só são marcantes por conta das vozes desses profissionais, que em muitos casos é um projeto executado por artistas conhecidos do público.

Atores, cantores e outras celebridades já emprestaram suas vozes nas últimas décadas para ajudar a criar personagens. Desde sempre, os estúdios procuram encontrar dubladores que se encaixem no perfil de quem vão interpretar vocalmente, mas não é raro que sua fama seja determinante nessa escolha, como no caso de Luciano Huck na animação Enrolados. Conheça outros artistas que atuam na área e você não sabia.

1. Gloria Groove

Uma das grandes cantoras do pop contemporâneo, Gloria Groove está na lista de artistas que também são dubladores brasileiros.

Entre os personagens que foram marcantes com a voz da cantora estão o cãozinho Chase, da animação Patrulha Canina; Rico Suave, de Hannah Montana; e Mikey Kudo, personagem de Digimon.

2. Francisco Milani

Francisco Milani foi um dos grandes atores da história da dramaturgia brasileira, mas seu trabalho foi além. Além dos personagens marcantes de muitos humorísticos da TV Globo, ele também emprestou sua voz para personagens icônicos, como a primeira versão dublada de Han Solo.

Além do primeiro longa-metragem de Star Wars, Milani marcou como dublador brasileiro do personagem principal da série Magnum, e do Urso Cabeludo, da animação O Urso do Cabelo Duro.

3. Dennis Carvalho

Ator e diretor marcante da TV Globo, Dennis Carvalho fez alguns trabalhos de dublagem, entre eles a primeira dublagem da voz do Capitão Kirk, de Jornada nas Estrelas. Também marcou época com sua participação em Jonny Quest.

4. Orlando Drummond

Orlando Drummond é conhecido de diferentes gerações, graças ao seu trabalho como um dos principais dubladores brasileiros de todos os tempos, e como o Seu Peru, da história Escolinha do Professor Raimundo, humorístico da TV Globo.

Seu trabalho é marcante, eternizando personagens como Popeye, Alf o ETeimoso e o Gargamel dos Smurfs. Mas foi com Scooby Doo que entrou para história, mantendo-se como seu dublador oficial por 35 anos consecutivos.

5. José Santa Cruz

Quem nos anos 1990 acompanhava A Praça É Nossa, no SBT, ou nos anos 2000 assistiu ao Zorra Total, na TV Globo, era habituado com o humorista José Santa Cruz.

Entretanto, seu trabalho foi além, sendo um dublador histórico. Personagens como Dino, da Família Dinossauros, e o Sr. Omar, de Todo Mundo Odeia o Chris, ganharam o talento de Santa Cruz nas cabines de dublagem.

6. Lima Duarte

Outro gênio da teledramaturgia nacional tem seu nome ligado ao grande histórico de dubladores brasileiros: Lima Duarte. Seu nome e a história da própria televisão em território nacional se confundem.

Durante os anos 1960, o ator emprestou sua voz para personagens de desenhos animados como Manda Chuva, Wally Gator e Dundum. Realmente, um artista que atacou em todas as frentes.

7. Luiz Carlos de Moraes

Seu nome era figurinha carimbada em telenovelas da década de 1970, mas o trabalho de Luiz Carlos de Moraes na televisão começou uma década antes, com a dublagem, e se estende até hoje, anos depois.

Completando 60 anos de carreira como dublador, Luiz Carlos é responsável por trabalhos marcantes, como Peter Perfeito, da Corrida Maluca, Dr. Duck Mallard, em NCIS, e Mike, de Breaking Bad e Better Call Saul.

8. Bussunda

Humorista, ator, escritor, cronista e dublador. A carreira de Cláudio Besserman Viana, o Bussunda, é longa e repleta de personagens que vivem, até os dias atuais, em nosso imaginário coletivo.

Quando a DreamWorks procurou um dublador brasileiro para o personagem principal de Shrek, Bussunda foi a escolha óbvia. Os dois primeiros longas da franquia tiveram o trabalho do artista, que, infelizmente, faleceu antes do terceiro filme da saga.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: