Catedral, paróquia, basílica: como é a estrutura da Igreja Católica?

04/07/2022 às 15:002 min de leitura

A Igreja Católica Apostólica Romana é uma das instituições religiosas mais antigas que ainda existem e influenciou muito o mundo como vivemos, independentemente se você segue essa religião ou não. Universidades, hospitais, leis e até a divisão da América do Sul entre espanhóis e portugueses só ocorreram devido à influência que essa religião tinha no mundo.

Para se manter sempre firme, essa igreja mantém uma organização muito rígida por meio da sua estrutura. Embora muita gente ache que paróquias, capelas e arquidioceses sejam a mesma coisa, até sinônimos, essas palavras se referem a diferentes peças da estrutura organizacional da Igreja Católica.

Capela

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Comecemos pela mais simples das estruturas, a capela, que nada mais é do que um pequeno templo católico usado para a celebração de missas ou outros rituais dessa religião. Ela costuma ser muito pequena e simples, contendo apenas um altar. Existem capelas que estão dentro de fazendas, universidades e hospitais, por exemplo. Normalmente, não há um sacerdote responsável por uma capela, mas, nas raras ocasiões em que ele existe, esse padre é chamado de “capelão”.

Uma curiosidade: as Forças Armadas brasileiras abrem concurso público para o cargo de capelão militar (católico ou evangélico). Nesse caso, o sacerdote se compromete a rezar missas ou cultos para os soldados.

Paróquia

Toda capela católica é subordinada a uma paróquia. A paróquia fica sob os cuidados de um pároco — um padre que vai administrar todas as capelas subordinadas à paróquia. Quem auxilia esse padre é um vigário.

Diocese

Várias paróquias ficam sob a responsabilidade de uma diocese. Quem comanda a diocese é um bispo. É frequente que exista uma diocese em cada capital brasileira, por exemplo, pois existem muitas paróquias. Contudo, em cidades menores, elas não são comuns. Existem apenas quando representam várias paróquias da região.

Catedral (arquidiocese)

(Fonte: Shutterstock)(Fonte: Shutterstock)

Já a arquidiocese administra várias dioceses. Sua liderança é exercida por um arcebispo. A arquidiocese tem como sede uma catedral, portanto quando você estiver passeando por uma cidade e ver uma catedral, saiba que o responsável por ela é um arcebispo. Por ser um templo de alta responsabilidade administrativa, é natural que as catedrais se destaquem pelo tamanho, servindo como ponto de referências nas grandes cidades.

E onde entra o cardeal?

Um cardeal é um bispo que recebeu esse título diretamente do papa. Ele exerce funções administrativas no Vaticano, auxiliando diretamente o líder máximo da Igreja. Além disso, os cardeais têm poder de voto na escolha de um novo papa.

Basílica

Basílica de Aparecida (Fonte: Shutterstock)Basílica de Aparecida (Fonte: Shutterstock)

Uma basílica é um templo religioso ainda mais imponente, com estrutura para receber muitos fiéis e até mesmo o papa. Aliás, uma basílica só existe depois de receber autorização do líder da Igreja Católica.

Em todo o Brasil, existem apenas 71 basílicas. A mais famosa é a de Nossa Senhora de Aparecida. O país com mais basílicas no mundo é a Itália — 32% das 1806 basílicas que existem no planeta ficam em solo italiano.

A basílica mais famosa do mundo é a de São Pedro, no Vaticano. É lá que o papa Francisco reza suas missas.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: