Ciência
04/10/2022 às 06:23•2 min de leitura
A cantora e compositora Lizzo sempre se destacou por suas inúmeras tentativas de trazer algo novo para o mundo da música. No entanto, sua última grande apresentação bombou na grande mídia por algo curiosamente velho: durante uma parada da sua turnê em Washington D.C., a artista foi vista tocando uma flauta de cristal de aproximadamente 200 anos e que pertencia a um ex-presidente dos EUA.
O instrumento cuidadosamente manuseado por Lizzo foi enviado como presente para James Madison em 1813 pelo ilustre fabricante de flautas francês Claude Laurent. A flauta foi mantida em um cofre da Biblioteca do Congresso norte-americano por décadas antes da rapper receber autorização para tocá-la no palco.
.@lizzo playing one of James Madison's crystal flutes (courtesy of @librarycongress) at Capital One Arena tonight!
— FOX 5 DC (@fox5dc) September 28, 2022
"We just made history tonight!"
Video Credit: @Elissa_Salamy pic.twitter.com/NadICYHZMP
Nas imagens compartilhadas por pessoas que estavam presentes no momento, é possível ver que Lizzo manuseou a flauta com grande entusiasmo e delicadeza ao mesmo tempo. Durante sua apresentação, a cantora estava sendo cuidadosamente vigiada pela equipe da Biblioteca e pela Polícia do Capitólio.
A artista falou brevemente sobre a história da flauta com seu público e afirmou ter sido a primeira pessoa a tocá-la na história com as mãos nuas além de James Madison. "Estou morrendo de medo. Isso aqui é cristal, é como se eu estivesse tocando em uma taça de vinho, p****", brincou em sua apresentação.
Depois de alguns segundos tentando fazer com que o instrumento emitisse notas trêmulas, Lizzo segurou a flauta no ar e cuidadosamente devolveu o objeto ao repouso que a aguardava a poucos metros de distância. "Eu simplesmente acabei de rebolar e tocar a flauta de cristal de James Madison dos anos 1800. Nós fizemos história nessa noite", celebrou incrédula.
Library of Congress: hey Lizzo this is a priceless heirloom and we’ve never heard it played before
— FOLLOW @YITTY (@lizzo) September 28, 2022
Me: pic.twitter.com/mcQIlabX1S
A flauta de cristal tocada por Lizzo e guardada pela Biblioteca do Congresso é excepcionalmente rara e existe um bom motivo para isso: existem cerca de 20 flautas feitas por Laurent no cofre local, mas essa era apenas uma das duas que são genuinamente feitas de cristal.
O instrumento foi feito sob medida para Madison, usando juntas de prata e gravada com o nome do ex-presidente. Porém, até chegar a coleção da Biblioteca, o objeto teve uma jornada um tanto quanto tortuosa — demorando mais de 100 anos. Durante um incêndio na Casa Branca em 1814, a primeira-dama Dolley Madison fez questão de resgatar a flauta do local.
Então, o objeto veio para a posse do primeiro filho do casal, John Payne Todd, que a presenteou para o Dr. Cornelius Boyle, de Washington. Os descendentes de Boyle autorizaram a exibição da flauta no Museu Nacional dos Estados Unidos em 1903, até que ela foi oficialmente comprada por Dayton C. Miller.
Mais tarde, Miller doou a flauta de cristal, juntamente com outros 1,7 mil instrumentos, para a Biblioteca em 1941. Foi lá que a flauta permaneceu até a cantora Lizzo receber a grande honra de utilizá-la pela primeira vez em um palco musical.