Ciência
14/10/2022 às 02:00•2 min de leitura
No século XIX, diversos rumores começaram a circular pelo mundo a respeito de ruínas escondidas que poderiam ser encontradas nas selvas da América do Sul e Central. Afinal, civilizações antigas já haviam construído imponentes estruturas antes mesmo dos europeus pisarem no "Novo Mundo" e colonizarem nossas terras.
Porém, quando essas civilizações entraram em colapso, não demorou muito para que a selva engolisse completamente tudo que havia restado, incluindo cidades inteiras. Macchu Picchu, por exemplo, tornou-se uma cidade perdida por um longo período após o fim do Império Inca. Ficou curioso para saber mais sobre algumas dessas expedições? Veja só essas imagens marcantes que relatam um pouco dessa loucura!
(Fonte: Wikimedia Commons)
Em 1912, essa fotografia foi tirada dos primeiros achados de Macchu Picchu, uma cidadela que existiu no Peru durante o século XV. Nessa época, os relatos foram feitos durante a expedição do professor Hiram Bingham III, da Universidade de Yale, na antiga cidade perdida e que hoje é um símbolo turístico de seu país.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Embora Hiram Bingham III não tenha descoberto Machu Picchu, ele foi a primeira pessoa a fotografar o local e realizar escavações lá. Nesta fotografia, podemos ver o agricultor peruano Melchor Arteaga atravessando o rio Urubamba, muito próximo da cidade perdida. Arteaga foi uma das pessoas que guiou Bingham ao local histórico.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Para chegar a Machu Picchu em segurança, Bingham contou com a ajuda de algumas pessoas ao seu redor. Uma delas foi o Sargento Carrasco, fotografado em 1911 realizando a escolta militar peruana até a cidade perdida.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Nesta fotografia, podemos ver os primeiros registros históricos do interior de uma das estruturas encontradas em Machu Picchu. Embora a base de muito do que um dia foi a cidade ainda permaneceu de pé, muitos prédios encontrados naquela região se deterioraram com o tempo.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Em outra de suas expedições, Hiram Bingham III pode ser visto em cima de uma ponte na selva nas ruínas de Espíritu Pampa, também no Peru. Essa era outra cidade inca localizada próxima do rio Urubamba e considerada o último refúgio do Império Inca, que estava sucumbindo às forças espanholas.
O local foi destruído em 1572, mas ainda é possível ver suas ruínas. A fotografia original é de Harry Ward Foot e foi colorida artificialmente para uso histórico.
(Fonte: British Museum)
As antigas ruínas maias de Palenque, localizadas no atual estado de Chiapas, no México, foram fotografadas pelo explorador britânico Alfred Maudsley por volta de 1880. Nessa região, encontraram-se alguns dos melhores exemplares de arquitetura, esculturas e baixos-relevos produzidos pelos maias.
(Fonte: British Museum)
Localizada no atual estado de Yucatán, no México, a antiga cidade maia de Chichén Itzá foi amplamente tomada pela selva durante anos. Porém, novas escavações passaram a remover parte da vegetação no século XIX. Isso permitiu com que alguns templos e monumentos pudessem voltar a ser vistos.