6 profissões absurdas existentes na China que você não sabia

11/11/2022 às 09:003 min de leitura

A China é um país imenso, populacional e geograficamente. Isso torna a nação um lugar complexo, em que as relações se desenvolvem de maneiras bastante distintas do Ocidente. Um bom exemplo diz respeito ao mercado de trabalho, que conta com profissões pouco convencionais.

Elas chamam nossa atenção por se referirem a um contexto social muito específico, que gostaríamos de apresentar a vocês. E se você tem a pretensão de um dia morar na China, talvez essa nossa lista possa ter uma possível vaga de emprego. Confira.

1. Falsos executivos

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Imagine passar o dia em reuniões, jantares e aparições públicas, usando um terno no capricho, mas sem ter nem que abrir a boca. Não é coisa de nossa imaginação, na China o cargo de falso executivo está em alta.

É que muitas empresas do país se esforçam em criar uma imagem de diversidade, trazendo, especialmente, mais homens brancos para seus quadros. Essa é uma opção de trabalho para ocidentais que morem no país asiático e não falem mandarim, por exemplo.

2. Namorado de ocasião

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

A China é um país em que as tradições são muito importantes, assim como os laços familiares. Por essas (e outras) razões, é socialmente aceitável que haja uma pressão sobre mulheres adultas para que casem e constituam família. No entanto, é cada vez mais comum que algumas simplesmente queiram estar solteiras. E, para isso, encontraram uma solução.

Para evitar problemas em eventos sociais, especialmente os que envolvem as tradições familiares, surgiu o namorado de ocasião. São (geralmente) homens, contratados para acompanharem as mulheres em eventos, fingindo-se de companheiros. Basta a companhia e, eventualmente, braços e mãos dadas. Imagina se a moda pega?

3. Polícia da moralidade

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Como dissemos acima, as tradições são muito importantes na sociedade chinesa. Por essa razão, existe uma profissão conhecida como "polícia da moralidade", normalmente executada por pessoas mais velhas, já idosas.

Eles costumam atuar nos bairros, garantindo que namorados não façam nada obsceno na rua, que as famílias sigam a Política de Filho Único, que os jovens respeitem os idosos, em suma, que as pessoas sigam um comportamento moralmente aceitável.

4. Fila profissional

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Essa talvez não seja tão incomum, mas, em todo caso, vale contar que na China você pode ser um profissional de filas. Existe o método utilizando por restaurantes, bares e casas noturnas de gerar boca a boca, criando interesse das pessoas conhecerem os locais em que indivíduos fazem filas para entrar. Porém, é o outro uso do método que chama mais a atenção.

Locais em que os processos são excessivamente burocráticos, ou onde um imprevisto pode gerar demora em atendimento, é comum a contratação de pessoas para criarem uma fila. A intenção é dar tempo para que os problemas sejam resolvidos.

Na loja da Apple, por exemplo, utiliza-se a tática em época de lançamentos de produtos, para que os funcionários tenham tempo de montar as gôndolas e atender os clientes reais.

5. Coletador de fezes

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

A China é um país em que determinadas regiões sofrem com problemas sociais. Ali, o crescimento desenfreado somado a dificuldades de recolocação profissional leva que muita gente não consiga manter uma residência com infraestrutura mínima. Então, é comum que as pessoas evacuem nas ruas.

Para resolver esse problema, mais comum em pequenas cidades, o poder público criou a profissão de coletador de fezes. O papel do contratado é andar pelas ruas e vielas, atrás de sujeira, recolhendo-a.

6. Saco de pancadas

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

O estresse também é uma realidade para os chineses. Uma das formas preferidas para diminuí-lo é a prática de boxe e outras lutas. No entanto, algumas pessoas querem mais que bater em um saco de pancadas, elas desejam socar alguém, descontar a frustração em outro indivíduo.

Foi assim que surgiu a profissão de saco de pancadas humano. Dados públicos apontam que uma pessoa que atue nessa área pode ganhar até US$ 2900, equivalente a quase R$ 15 mil. Nunca pensamos que tomar um soco poderia render tanto, não é?

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: