Artes/cultura
16/11/2022 às 08:00•2 min de leitura
A escolha do nome do bebê é um passo muito importante para pais e mães. Muitos fatores costumam ser considerados, indo além do mero gosto pessoal: os possíveis apelidos, a facilidade de pronúncia e escrita, a popularidade, desejo de homenagear algum familiar ou conhecido e a beleza do nome.
Pensando nisso, o site My 1st Years convidou o pesquisador Bodo Winter, professor associado de Linguística Cognitiva da Universidade de Birmingham, para fazer uma análise minuciosa de centenas de nomes comuns no Reino Unido e nos Estados Unidos para encontrar o mais belo.
(Fonte: Pexels)
Os critérios utilizados para determinação dos mais belos nomes do mundo foram o da iconicidade, um princípio da linguística que rege a correlação natural entre expressão e conteúdo, e pesquisas recentes da área que mostram como determinados fonemas soam melhor que outros.
Segundo o Dr. Bodo Winter, pesquisas mostram que diferentes fatores podem afetar a escolha do nome, mas que, inconscientemente, somos guiados pela linguística nessa escolha. Um bom exemplo é quando procuramos evitar a mistura da sonoridade de uma mesma letra, como, por exemplo, em "Marcos Silva", em que os "s" parecem se juntar.
Então, para chegar ao resultado, Winter partiu de uma pesquisa de simbolismo sonoro para elencar os nomes de bebês que causam mais emoções positivas quando pronunciados em voz alta e que soam mais bonitos ao ouvido humano.
É importante ter em mente que foram analisados apenas os fonemas característicos do inglês, razão pela qual eles são apresentados aqui sem eventuais equivalências para o português, caso existam. A lista está separada em gênero e por nomes típicos dos Estados Unidos e do Reino Unido. Ficou curioso? Então, vem comigo.
(Fonte: Pexels)
Os Estados Unidos têm sido muito influenciados por nomes cujas origens estão em outros países e continentes, especialmente da América hispânica, da África e da Índia. De toda maneira, os mais populares nomes de bebês ainda são os tradicionais, vindos com os primeiros imigrantes europeus.
Entre os nomes femininos, percebe-se uma preferência na lista para nomes iniciados com a letra "E", cujo som é muito agradável, segundo os envolvidos com a elaboração da lista.
(Fonte: Pexels)
(Fonte: Pexels)
(Fonte: Pexels)
O Reino Unido não difere dos Estados Unidos no quesito influência externa. Especialmente a Inglaterra recebe um grande fluxo migratório, o que mudou bastante a relação de nomes populares ao longo do último século.
O primeiro lugar da lista, por exemplo, é um nome de origem paquistanesa. Curiosamente, os nomes dos príncipes do Reino Unido, muito tradicionais na história local, também constam da lista.
Uma característica que chama bastante a atenção ao analisar a lista é como pais e mães têm usado muitos nomes inspirados em artistas ou filhos de pessoas famosas, como Ivy (Beyoncé) e Willow (Will Smith). Isso prova que não é um movimento exclusivo do Brasil batizar crianças com o nome de celebridades.
(Fonte: Pexels)
(Fonte: Pexels)