6 tiranos que não estão nos livros de História

18/11/2022 às 09:002 min de leitura

Segundo o dicionário Aulete, tirano é um soberano injusto e cruel que coloca a sua vontade acima das leis e da justiça. Certamente, a partir dessa descrição, você deve ter lembrado de governantes como Hitler e Mussolini. Porém, alguns tiranos não chegam a figurar nos livros de história. Conheça abaixo alguns deles.

1. Phalaris

Touro de bronze usado por Phalaris para matar inimigos. (Fonte: Wikipédia)Touro de bronze usado por Phalaris para matar inimigos. (Fonte: Wikipédia)

Phalaris governou a cidade de Ácragas, na Sicília, de 570 a.C. a 554 a.C. e ficou conhecido pela crueldade com que assassinava suas vítimas. O tirano é acusado de assar seus desafetos vivos dentro de um touro de bronze. O primeiro a ser queimado dentro do touro teria sido o próprio criador dele, Perilaus. A vingança contra o tirano, no entanto, foi no mesmo nível: diz-se que quando foi deposto, Phalaris foi queimado dentro do touro de bronze.

2. Leopoldo II

Representação de Leopoldo II. (Fonte: Shutterstock)Representação de Leopoldo II. (Fonte: Shutterstock)

O rei da Bélgica, Leopoldo II, é o responsável por um dos maiores genocídios já ocorridos na história. Ele convenceu as principais nações do mundo a reconhecer uma grande faixa de terra da África Central como propriedade pessoal dele, assim, ele se tornou proprietário da única colônia privada do mundo, chamada ironicamente de “Estado Livre do Congo”. Em 1890, a borracha começou a ser muito lucrativa, então, Leopoldo ordenou que seus homens sequestrassem mulheres para obrigar seus maridos a coletarem borracha na floresta em troca da libertação das suas famílias. Estima-se que a população do Condo pode ter sido reduzida em até 50% durante o seu reinado.

3. Wu Zetian

Representação chinesa de Wu Zetian. (Fonte: Smithsonian Mag)Representação chinesa de Wu Zetian. (Fonte: Smithsonian Mag)

Wu Zetian foi a única mulher em mais de 3 mil anos de história chinesa a governar por direito. Dizem que ela foi a responsável por eliminar diversos membros do clã Tang (uma das famílias mais poderosas e tradicionais da China) e por mandar cortar as cabeças de rebeldes e trazê-las ao seu palácio. Além disso, há alegações de que ela teria exigido o suicídio de um neto e uma neta que a criticaram.

4. Herodes

Herodes foi responsável por diversas mortes na própria família. (Fonte: Shutterstock)Herodes foi responsável por diversas mortes na própria família. (Fonte: Shutterstock)

O tirano da antiga Judeia, Herodes é conhecido por ser vingativo e mentalmente instável. Ele assassinou a própria esposa, seus dois filhos, seu irmão, seu avô e sua mãe. Pouco antes da sua morte, por medo após o nascimento de Jesus, ele ordenou a morte de bebês e crianças de até 2 anos de idade nascidos em Belém.

5. Vlad III

Vlad foi a inspiração para Drácula. (Fonte: Wikipédia)Vlad foi a inspiração para Drácula. (Fonte: Wikipédia)

Alguns estudos sugerem que a inspiração para o personagem Drácula surgiu de Vlad III. Ele ficou conhecido pelos métodos cruéis que empregava para punir seus inimigos. Era comum que eles fossem empalados e deixados para morrer. Dizem que após uma batalha em 1462, o campo estava repleto de vítimas empaladas que dessa forma não poderiam perseguir seu exército.

6. Billy Cottrell

Cedar Key na época do governo de Billy. (Fonte: Smithsonian Mag)Cedar Key na época do governo de Billy. (Fonte: Smithsonian Mag)

Não são apenas reis e presidentes que podem ser tiranos, Billy Cottrell era prefeito da cidade de Cedar Key, na Flórida, e aterrorizava os cidadãos. Há relatos de que ele forçou um homem negro a espancar um operador de telégrafo, de que fez mulheres como reféns só por diversão e de que teria esfaqueado um idoso. Foi preciso que o governo federal enviasse um navio armado para retirá-lo do poder.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: