5 piadas que foram, literalmente, 'de matar'

17/12/2022 às 02:004 min de leitura

Quando falamos que uma piada nos fez "morrer de rir" ou é "de matar", estamos só usando uma hipérbole: uma forma exagerada de dizer que aquela piada é muito engraçada. Afinal, nenhuma pessoa veio a óbito, no sentido literal da palavra. 

Muita gente usa o termo "literalmente" de forma errada — mas isso é assunto para outra matéria. A verdade é que a ideia de "morrer de rir" é mesmo bem absurda. Tanto que o clássico programa de humor britânico Monty Python a usou para criar uma de suas esquetes mais famosas. 

https://www.youtube.com/watch?v=OSRL1B4XAUY

Contudo, ao contrário do que costuma acontecer, as pessoas dessa lista realmente morreram por causa de piadas — no sentido literal da palavra. Foram dessa para uma melhor, bateram as botas... Seja porque riram demais ou porque alguém não gostou da piada, esses cinco casos mostram que uma brincadeirinha realmente pode matar. 

1. Bobo da corte ou bobo da morte?

Fonte: Wikimedia CommonsFonte: Wikimedia Commons

O rei Martim I de Aragão (1356-1410) ascendeu ao trono em 1396, depois que seu irmão morreu sem deixar herdeiros homens — embora ele tivesse filhas. Por isso, o seu reinado foi repleto de polêmicas, envolvendo sua falta de capacidade e o desejo de que uma das mulheres reinasse em seu lugar. Até aí, nada de novo sob o sol dos reinos medievais. 

A história começa em uma noite de 1410, depois que Martim comeu um ganso inteiro e passou mal — claro! Ele chamou o seu bobo da corte, que demorou bastante para chegar, ao que vossa majestade perguntou o motivo. 

O bobo da corte respondeu: "eu estava no vinhedo mais próximo, vossa majestade, onde eu vi um jovem veado pendurado em uma árvore por sua cauda, como se alguém estivesse punindo-o por roubar figos". 

Você riu dessa piada? Pois é... 

O rei riu. Muito. Riu incontrolavelmente por três horas até que caiu morto. Há quem diga que, na verdade, o rei Martim morreu de peste bubônica ou por doenças ligadas à obesidade, mas essa história de "morrer de rir" também é bastante divulgada. 

2. A comédia britânica, realmente, é de matar

Lá no começo, eu citei um programa de comédia britânica dos anos 1970 que fez uma esquete sobre "morrer de rir". E se eu contar uma história sobre uma pessoa que, literalmente, faleceu por causa de um programa de comédia britânico?

Não foi Monty Python, mas sim The Goodies, uma sitcom que a BBC passava na época. Era a história de três engraçadinhos que tinham uma empresa que fazia de tudo. 

Na noite de 24 de março de 1975, Alex Mitchell, um pedreiro de 50 anos, assista ao episódio "Kung Fu Kapers". Em uma cena, um escocês usava uma gaita-de-fole para lutar com um inglês, que o atacava com black pudding (um tipo de linguiça feita com sangue, típica do país). 

Foi o suficiente para Mitchell começar a rir sem parar. Ele riu por 25 minutos e caiu morto. Sua esposa até enviou uma carta à equipe de The Goodies, agradecendo pelo seriado ter feito os últimos momentos de seu marido serem tão felizes. 

Mas a história não acaba aí: décadas depois, a neta de Mitchell sofreu um ataque cardíaco, por conta de uma síndrome hereditária. É provável que seu avô tivesse a mesma condição e tenha morrido por causa disso. 

3. Quem é a piada agora, majestade?

Fonte: Wikimedia CommonsFonte: Wikimedia Commons

Saindo das pessoas que morreram de rir para as pessoas que morreram por fazer piadas, o imperador Xiaowu ascendeu ao trono da dinastia Jin, na China, aos dez anos de idade, em 372. Mas ele nunca foi muito de governar: preferia uma boa festa.

Ele até foi casado, mas ficou viúvo após cinco anos e continuou entregue à boemia. Xiaowu também tinha muitas concubinas, sendo Madame Zhang sua preferida. Até o dia em que os convidados ouviram o imperador contar uma piada sobre a idade dela:

"A julgar pela sua idade, você deve ceder sua posição. Eu quero alguém mais jovem". Xiaowu riu muito, mas Madame Zhang ficou furiosa, já que a vida dela na corte dependia de seu papel como favorita do imperador.

Então o que ela fez? Depois que ele desmaiou de tanto beber, Madame Zhang o levou para o quarto, subornou os guardas para que eles fizessem "vista grossa" e pediu que suas auxiliares sufocassem Xiaowu, que morreu. 

Madame Zhang disse que o imperador morreu dormindo, mas a verdade logo foi descoberta. A questão é que ninguém se importou, já que Xiaowu era um péssimo monarca. Os conselheiros encontraram um novo imperador e a dinastia seguiu em frente. 

4. Quem é a piada agora, majestade? (2)

Fonte: Wikimedia CommonsFonte: Wikimedia Commons

Pois é: mais uma história em que um monarca foi morto por alguém que não gostou de sua piada. Dessa vez, o assassinato ocorreu na Grécia Antiga e o alvo da piada era um homem, também amante do monarca. 

Na Grécia Antiga, o sexo homossexual não era visto como problema para o parceiro ativo —ser passivo, em contrapartida, era motivo de vergonha. Por isso, ninguém falava muito sobre o que fazia entre quatro paredes. 

Em uma festa, bêbado, o tirano Periandro de Corinto fez uma piada sobre o papel Heliogábalo na relação: "você ainda não engravidou de mim?". O amante se sentiu tão humilhado que não pensou duas vezes: pegou uma faca e matou Periandro ali mesmo.

5. A rinoceronte foi eleita, mas você não

Fonte: Wikimedia CommonsFonte: Wikimedia Commons

Para terminar, uma história que aconteceu aqui no Brasil: em 1960, um jornalista fez campanha para que os eleitores votassem em Cacareco — uma rinoceronte do Zoológico de São Paulo. Era uma forma de protesto, pelo "baixo nível" dos candidatos disponíveis.

A ideia pegou e Cacareco recebeu cerca de 100 mil votos para vereadora — sendo, disparada, a mais votada nas eleições municipais de 1960. Isso era possível porque, na época, não havia urna eletrônica e o próprio eleitor escrevia os dados na cédula. 

Diz a lenda que, após saber que não havia sido eleito e tinha perdido até para um animal, um dos candidatos teria cometido suicídio. O protesto-piada foi mortal para essa pessoa. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: