White Day: como é o Dia dos Namorados na Coreia do Sul?

13/03/2023 às 12:002 min de leitura

Conforme as músicas, filmes e "doramas" sul-coreanos se popularizam, cada vez mais gente no mundo inteiro se interessa pelos costumes desse país. E a maneira que os casais comemoram o Dia dos Namorados por lá é bem curiosa.

Aqui no Brasil, o Dia dos Namorados acontece em 12 de junho — por causa de uma "jogada de marketing" dos empresários, que queriam mais uma data comercial entre o Dia das Mães (em maio) e o dos Pais (em agosto). 

Mas, na maioria dos países do mundo, os namorados trocam presentes em 14 de fevereiro — o Dia de São Valentim, ou Valentine's Day. É uma homenagem ao santo que, segundo a lenda, celebrava casamentos entre apaixonados proibidos de casar. Esse costume chegou na Ásia lá pelos anos 1970, mas só as mulheres e meninas davam presentes aos rapazes por quem eram apaixonadas. É daí que surge o White Day (ou Dia Branco, em português).

Está na hora de retribuir!

Em 1977, uma confeitaria japonesa sugeriu que os homens retribuíssem os presentes ganhados no Valentine's Day, mas em 14 de março, um mês depois. O presente sugerido pela confeitaria, é claro, envolvia um de seus produtos: a data foi batizada de Dia do Marshmallow

A ideia não pegou de cara, nem do jeito que a confeitaria esperava... Mas, nos anos seguintes, o costume de oferecer chocolate branco (e outros presentes nessa cor) para as mulheres foi se popularizando. A partir daí, se espalhou para outros países da Ásia, como Coreia do Sul, China, Taiwan e Vietnam. 

Aí, o costume é esse: no Dia de São Valentim, só as meninas dão presentes. Um mês depois, é a vez dos homens retribuírem, no White Day. É interessante observar que essas datas não são restritas aos namorados: muitos homens simplesmente distribuem presentes para mulheres de que gostam ou com quem convivem. 

Aliás, nas culturas asiáticas, como a japonesa e a coreana, é esperado que os homens deem presentes mais caros do que aqueles que receberam. 

Mas, como observou uma reportagem da BBC de 2019, esses papéis de gênero estão sendo mais questionados — até porque cada vez mais gente está em relações homoafetivas. Sobre isso, não há costumes tão definidos, mas muitos casais trocam presentes já no 14 de fevereiro. Em outros, cada um dá seu presente numa data, conforme combinado. 

Além disso, a dinâmica só funcionava porque as mulheres não podiam se declarar abertamente aos homens, no contexto machista dos anos 1970. Mas, agora, isso não é tão restrito, de modo que os valores arrecadados pelo comércio nessas datas estão diminuindo. Ainda assim, a data tem grande importância cultural, aparecendo em diversos filmes e séries desses países. 

E os solteiros?

Aqui no Brasil, virou um costume publicar memes nas redes sociais, dizendo que "o dia é dos namorados, mas a noite é dos solteiros". Já na Coreia do Sul, eles saem para comer. 

Pois é: essa dinâmica com duas datas românticas gerou um terceiro feriado, em 14 de abril. No Black Day (Dia Preto), as pessoas que não ganharam presentes em nenhuma das outras datas românticas saem para comer jajangmyeon com os amigos. 

Fonte: Wikimedia CommonsFonte: Wikimedia Commons

Esse prato — um macarrão com molho de feijão adocicado e carne de porco — é preto. E como o outro dia é branco, faz todo sentido se reunir com os amigos para comer comida preta, em oposição à outra data romântica. Mas ao contrário do White Day, que começou no Japão e se popularizou pela Ásia, o Black Day é um costume muito mais coreano. 

Na China, por exemplo, o Dia dos Solteiros é comemorado em 11/11 e é uma enorme data para o comércio. Com a popularização dos sites de compras chineses, se tornou internacional.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: