Esportes
06/04/2023 às 08:00•2 min de leitura
Em preparação para a cerimônia de coroação, que acontece em maio, o rei Charles III ganhou o seu primeiro retrato oficial como monarca do Reino Unido, posição assumida após a morte da rainha Elizabeth II em setembro do ano passado. A imagem foi apresentada no último dia 28 de março.
A fotografia, encomendada pelo The Illustrated London News, foi produzida pelo artista Alastair Barford, que já havia retratado a rainha britânica em 2015, a pedido da mesma publicação. Esta nova imagem será utilizada para ilustrar a capa da edição especial sobre a coroação.
Na pintura a óleo, o filho de Elizabeth II usa terno azul, cobrindo uma camisa branca acompanhada de gravata rosa. Um lenço apresentando a mesma tonalidade da gravata aparece no bolso do paletó, complementando o visual. Veja abaixo:
O primeiro retrato oficial de Charles III como rei traz ainda uma pulseira no pulso esquerdo de Sua Majestade. Trata-se de um presente dado a ele pelo líder indígena Domingo Peas, da Amazônia equatoriana, acessório que representa a relação do novo rei inglês com os movimentos de combate às mudanças climáticas e em defesa da sustentabilidade.
A pintura oficial do rei Charles III não foi produzida com o monarca inglês posando para o artista. A imagem nasceu após Barford acompanhar o antigo príncipe de Gales em um evento oficial e usar diversas fotografias antigas como referência.
Em entrevista, o ex-aluno da Queen Elizabeth Scholarship Trust revelou que a ideia era retratar características importantes notadas por ele após acompanhar Charles de perto e observar suas fotos com atenção. Em vez de representá-lo como rei, o artista se concentrou no seu lado mais humano.
(Fonte: GettyImages)
“Eu queria capturar seu calor e sensibilidade, a empatia que existe em suas interações com as pessoas que ele conhece”, disse Bradford, que levou cerca de duas semanas para finalizar o trabalho. “Foi uma honra. É uma grande responsabilidade criar o retrato de alguém que significa tanto”, completou.
Cabe ressaltar que os retratos oficiais da família real são uma grande tradição entre os britânicos, que teriam iniciado o costume por volta do século XV, como forma de homenagear seus líderes. Antiga ocupante do posto, Elizabeth II registrou mais de 950 imagens oficiais ao longo do seu reinado de 70 anos.
A foto oficial será uma das atrações da cerimônia de coroação do rei Charles III, prevista para ocorrer no dia 6 de maio, na Abadia de Westminster, em Londres (Inglaterra). O aguardado evento deve contar com mais de 2 mil convidados, incluindo dezenas de líderes políticos de todo o mundo.
Nomes como o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e o americano Joe Biden ainda não têm presença confirmada à coroação de Sua Majestade. Além das personalidades políticas, a cerimônia vai contar com a participação de várias estrelas da música, que farão shows para o público.