Ciência
16/05/2023 às 10:00•2 min de leitura
Geralmente, o mito das sereias é associado aos sonhos das meninas, certo? Errado. E o concurso Mr. Triton France está ainda para provar que qualquer um pode se tornar uma sereia.
Organizado por um homem chamado Merman Ludo — que se apresenta publicamente como "tritão profissional" —, o concurso reúne participantes que se enfrentam em quatro provas: uma sessão de fotos embaixo d'água, uma competição de natação (incluindo apneia e mergulho a 25 metros, sem recursos como máscara e snorkel), e dois desfiles (um de roupa de banho, outro de fantasia).
Os tritões amadores são então avaliados por um júri de quatro pessoas, incluindo membros respeitáveis, como a Miss Mermaid. O concurso vem sendo um sucesso e a próxima edição, de 2023, irá ocorrer no dia 15 de julho, no Centre Aquatique Aquaguerande, na cidade francesa de Guérande.
(Fonte: Photowall)
Menos conhecido que a sereia, o tritão é também um ser mitológico importante. Eles são seres masculinos metade humano, metade peixe. Quando são representados, podem ser horríveis ou bonitos.
Na mitologia grega, Tritão era o filho do deus do mar, Poseidon, com a deusa do mar Anfitrite. Conforme as lendas, ele morava com seus pais em um palácio dourado nas profundezas do mar. Seus pais não eram tritões, mas conseguiam permanecer no fundo do oceano sem problemas.
Essa figura aparece em várias culturas. Na literatura nórdica, o tritão está presente e é chamado de Marmennill. Já no folclore escandinavo, há homens que habitam o mar que são nomeados como Marbendill.
Embora não tão populares como as sereias, os tritões aparecem em obras populares — há até alguns deles no famoso RPG Dungeons & Dragons, por exemplo. No filme cult O monstro da lagoa negra, de 1954, a criatura central da obra pode ser vista também como um tritão.
(Fonte: Jock Life)
Na primeira edição do Mr. Triton, de 2019, o vencedor foi um jovem de 30 anos chamado Kewin Mezrag, da cidade de Nantes. Ele havia se descoberto "sereia" há apenas um ano. Ex-nadador profissional, ele gosta de treinar suas habilidades como tritão na praia, ao lado de sua filhinha — que, curiosamente, não é apaixonada pelo ser mitológico.
Ele descobriu a arte quando visitou o perfil de Merman Ludo, mas ficou em dúvida se iria mesmo participar da competição. No fim comprou a "nadadeira" especial e se inscreveu no concurso, do qual se sagrou vencedor. A vitória o fez ser convidado para se expor com sua coroa feita de conchas num tanque gigante na La Mer XXL, uma das maiores feiras aquáticas da França.
Mesmo tendo vencido um concurso tão inusitado, Kewin afirma não ter sofrido preconceito. "Alguns tritões são vítimas de provocações, mas eu ainda não tive que lidar com isso. Da outra vez, tirei fotos, as pessoas ficaram maravilhadas, surpresas, vieram até mim, me fizeram perguntas, tiraram fotos", comentou no site Ouest France.
Ele ainda compartilha que as competições de "homem sereia" são ótimas para os tímidos. "A vantagem é que quando você está debaixo d'água, não precisa interagir muito. Isso me deixa mais seguro", confessou.