Saúde/bem-estar
10/06/2023 às 09:00•3 min de leitura
Nós, como espectadores, conhecemos a televisão em cores há mais ou menos 80 anos. As primeiras transmissões coloridas foram realmente impactantes para quem era acostumado, até então, a ter uma programação inteiramente em preto e branco.
Mas você sabe como foram as primeiras transmissões coloridas de TV pelo mundo e quais foram os acontecimentos mais marcantes nessa transição? Neste texto, contamos seis episódios históricos que ficaram na memória de muitas famílias pelo mundo.
(Fonte: Royal Television Society/Reprodução)
Em julho de 1928, um inventor escocês chamado John Logie Baird marcou seu nome na história ao fazer a primeira transmissão da TV em cores. Ele conseguiu transmitir a cores uma peça de teatro (a montagem escolhida foi O homem com uma flor na boca, de Pirandello). Claro que ainda levaria muito tempo para essa novidade chegasse às massas.
(Fonte: Philip I. Nelson/Antique Radio/Reprodução)
Entre 1966 e 1967, as três principais redes americanas de televisão começaram a emitir sua programação mais nobre em cores. Mas nem todas as emissoras já estavam preparadas no mesmo nível tecnológico.
A NBC estava tomando a dianteira na tecnologia, pois usava câmeras coloridas RCA produzidas dentro da própria empresa. A CBS, por outro lado, usava um sistema mecânico parcialmente capacitado para transmitir em cores.
(Fonte: Eileen Darby/Playbill/Reprodução)
A primeira série de TV veiculada em cores foi The Marriage, que era uma versão em sitcom de um programa de rádio. Era estrelada por Jessica Tandy e durou 8 episódios, que foram ao ar em 1954.
Curiosamente, embora a série fosse colorida, seu material promocional ainda era em preto e branco.
Em 25 de agosto de 1967, houve a inauguração da TV em cores na Alemanha Ocidental. Foi uma transmissão especial com a presença do vice-chanceler, Willy Brandt, que deveria apertar um botão para o exato momento em que a TV passaria a ser colorida.
A princípio, tudo corria bem. Brandt apertou o botão, mas ocorreu um breve erro, pois um técnico já havia mudado o sinal pouco antes. A maioria das pessoas não percebeu, contudo. Logo depois, deu tudo certo.
Já na Noruega, houve também uma cerimônia especial, só que em 1972. Dois apresentadores faziam uma espécie de corte simbólico de uma corda anunciando a nova era.
De um segundo para outro, a TV norueguesa deixou de transmitir em PB para ser tingida pelas cores mais vibrantes possíveis.
Here's Australia making the switch to color -- God they used to have fun on TV pic.twitter.com/2cpGKge8GJ
— Nope (@_A_Nope) May 30, 2023
Na Austrália, a estreia da TV ao vivo também foi divertida. Em 1975, o governo anunciou que todas as emissoras do país seriam convertidas para cores, num investimento de cerca de US$ 70 milhões. Levou algum tempo para que todas mudassem de sistema.
Uma das transmissões foi bem engraçada, e mostrava a entrada gradativa das cores mudando os tons em três atores de comédia.
(Fonte: Fotos Antigas RS/Flickr/Reprodução)
No Brasil, a primeira transmissão de TV em cores ocorreu em 1º de maio de 1963, dia em que a TV Tupi de São Paulo veiculou um documentário colorido.
Já a primeira transmissão ao vivo foi um pouco depois, em 28 de junho de 1963. Nesse dia, a TV Excelsior de São Paulo passou um show musical no Parque do Ibirapuera.
Por fim, a primeira emissão veiculada nacionalmente aconteceu bem mais tarde, em 1972. Em 19 de fevereiro, o país todo viu ao vivo o desfile da XII Festa Nacional da Uva em Caxias do Sul, no Rio Grande do Sul. Certamente, quem assistiu a esse primeiro momento nunca mais esqueceu.