Ciência
10/08/2023 às 04:00•3 min de leitura
O Velho Oeste foi uma época ocorrida entre 1850 e 1890 que envolveu uma onda de expansão americana na América do Norte, englobando a conquista e a colonização de vários territórios. Este é um período muito forte no imaginário coletivo, uma vez que foi retratado várias vezes nos famosos filmes de faroeste.
Bom, mas nem tudo que aconteceu nessa época tem a ver com o que vemos nos filmes. Neste texto, trazemos 3 coisas estranhas que aconteceram no Velho Oeste e você provavelmente não sabia.
(Fonte: Wikipedia)
Em 1911, um bandido chamado Elmer McCurdy roubou um trem em Oklahoma com a expectativa de roubar milhares de dólares em ouro. Contudo, o assalto não deu certo e McCurdy acabou morto a tiros por policiais depois de roubar apenas US$ 46.
O bizarro foi o que aconteceu depois disso. O corpo de Elmer McCurdy foi embalsamado e vendido para uma feira itinerante, que começou a exibi-lo em diferentes cidades. Ocorre que isso seguiu acontecendo por nada menos que seis décadas! O cadáver circulou por feiras, casas mal-assombradas e até museus de cera.
A longa jornada de McCurdy só acabou em 1976, quando seu corpo foi encontrado num parque de diversões da Califórnia durante as filmagens da série O Homem de Seis Milhões de Dólares. Ele foi então finalmente enterrado no cemitério Boot Hill em Dodge City, no Kansas.
(Fonte: GettyImages)
O pistoleiro Billy The Kid foi um dos mais famosos bandidos do Velho Oeste. Por muito tempo, os aficionados por esse período se debruçaram sobre um mistério: se o ladrão era ou não canhoto. Isso se devia a uma foto de Billy na juventude, em que ele aparece segurando um rifle com a mão direita e usa um cinturão de munição posicionado à esquerda do corpo — o que significa que, teoricamente, ele usaria a mão esquerda para puxar o gatilho.
Mas este é um mistério de fundo técnico, e que envolve a forma com que as fotografias eram feitas nessa época. Imagens como essa eram realizadas a partir de negativos que reproduziam o contrário — ou seja, provavelmente a foto sofreu uma rotação horizontal de 180 graus.
Isso significa que o cinturão que Billy usa na imagem provavelmente estava no lado direito do seu corpo, o que significa que ele puxaria o gatilho com a mão direita. Ou seja, é muito provável que ele tenha sido destro.
(Fonte: GettyImages)
Outro famoso fora da lei do Velho Oeste foi Jesse James, conhecido por conta de seus incontáveis roubos. Considerado um dos melhores cowboys do seu tempo, ele teria matado pelo menos vinte pessoas até morrer assassinado pelos irmãos Robert e Charley Ford.
Depois de sua morte, em 1882, seu corpo foi enterrado no jardim de sua fazenda, em Kearney. Ele foi mantido ali porque sua família queria protegê-lo dos chamados caçadores de troféus, que poderiam tentar negociá-lo por recompensas. O cadáver continuou ali por um bom tempo, mas, anos depois, foi exumado e enterrado novamente no cemitério Mount Olivet, numa pequena cidade do Missouri.
Só que, muitos anos depois, em 1948, um homem se apresentou à polícia e disse que ele — que tinha então 101 anos — seria o verdadeiro Jesse James. Um tribunal até deliberou e o autorizou a usar o nome do bandido morto. Mas a história era uma farsa, e o sujeito, na verdade, se chamava J. Frank Dalton.
Quando Dalton morreu, ele foi enterrado em Granbury, no Texas. E os moradores da cidade resolveram surfar na onda do morto célebre e transformaram o local em uma verdadeira atração turística.
Décadas depois, a controvérsia ficou tão grande que os corpos dos dois Jesse James — o do Missouri e o do Texas — foram exumados e passaram por testes de DNA que puderam por fim comprovar que só havia um bandido real. Mesmo assim, o bandido falso continua tendo uma certa fama até hoje.