Ciência
10/09/2023 às 08:00•2 min de leitura
Os shinigami são entidades sobrenaturais que, na mitologia e em algumas religiões japonesas, convidam ou induzem os seres humanos à morte. O termo pode ser traduzido como "Deus da Morte" ou "Espírito da Morte". Ao contrário de outras figuras mitológicas do Japão, eles não possuem uma origem clara na tradição antiga do país. Em vez disso, acredita-se que tenham surgido por influências de conceitos ocidentais de morte e destino.
Os Deuses xintoístas Izanagi e Izanami (Fonte: Wikipedia/Reprodução)
A origem dos shinigami pode ser rastreada ao período Edo (1603-1868), quando o Japão começou a ter contato com o Ocidente. Isso trouxe novas ideias e perspectivas, especialmente nas obras de Chikamatsu Monzaemon, um dramaturgo que escrevia peças de teatro com marionetes chamadas ningyo joruri.
Nessas peças, as criaturas eram usadas para explicar os casos de suicídio duplo entre amantes, que eram comuns na época. Eles eram vistos como uma metáfora para a fragilidade da vida, ou até mesmo como uma força que atraía gentilmente os apaixonados para a morte.
Ilustração de um shinigami criada no século XIX. (Fonte: Wikipedia/Reprodução)
Já no século XIX, eles passaram a ser retratados como espíritos travessos que iam atrás daqueles que já possuíam pensamentos sombrios, instigando-os a tirar a própria vida. Mesmo assim, ainda eram considerados mais como guardiões de um destino inevitável do que seres malignos.
Estes seres mitológicos não possuem uma aparência definida, variando conforme as representações na literatura, teatro e cultura popular. Sua presença também está atrelada às crenças budistas e xintoístas do Japão.
Desde contos antigos até representações modernas, no budismo, o Mertiu-mara, um demônio que induz os humanos à morte, e o Yama, rei do submundo que julga as almas dos falecidos, são vistos como variantes dessa figura. No xintoísmo, a deusa Izanami, que concedeu a morte aos humanos após ser contaminada pelo fogo do inferno, é frequentemente associada a esse papel.
Death Note (Fonte: Shonen Jump/Reprodução)
Atualmente, essas figuras se tornaram populares na cultura pop japonesa, aparecendo em diversos mangás, animes, filmes e jogos. Alguns exemplos são Death Note, Bleach, Naruto e Soul Eater. Nesses meios, eles são retratados como guerreiros, detetives, estudantes ou até mesmo animais, que usam seus poderes para combater inimigos, cumprir missões, mas principalmente para guiar as almas dos falecidos até a pós-vida.
Os shinigami são, portanto, uma parte importante da cultura oriental, que reflete as crenças e as fantasias populares sobre a morte e o além. Eles são figuras fascinantes e misteriosas, que despertam curiosidade sombria que surge muitas vezes quando os seres humanos contemplam a própria mortalidade.