Saúde/bem-estar
01/10/2023 às 11:00•2 min de leitura
Muita gente é fascinada pelas histórias contadas pelas diferentes mitologias que existem pelo mundo. Se esse é o seu caso, saiba que você pode incluir este interesse nos planos de seus próximos destinos turísticos!
Há vários lugares reais pelo mundo que possuem atrações vinculadas aos contos mitológicos mais célebres que existem. Confira quatro indicações de locais perfeitos para você se sentir dentro de uma história que você já leu ou ouviu!
(Fonte: Wikimedia Commons)
Se você um dia for para Tânger, no Marrocos, poderá ter a oportunidade de visitar um local onde (supostamente) um herói da mitologia grega já esteve. Segundo o mito, foram nessas cavernas que Hércules dormiu quando estava a caminho para roubar três maçãs de ouro do Jardim das Hespérides, que lhe dariam a imortalidade. Era um dos conhecidos 12 trabalhos de Hércules.
Há registros que dizem que a caverna estaria nas proximidades de Lixus, e outros que falam que estaria em um túnel de 24 quilômetros entre Marrocos e Espanha. Se você for até lá, vai poder explorar o complexo das cavernas, que tem duas aberturas. Elas ficam próximas ao farol Cap Spartel, que foi construído entre 1861 e 1864.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Na cidade de Elêusis, na Grécia, fica uma pequena estrada importantíssima para a mitologia. Teria sido lá que a deusa Deméter participou de um festival, a convite dos moradores, para que abençoasse a colheita e ela fosse bem sucedida.
Segundo a lenda, o deus Hades uma vez viajou por uma caverna localizada nessa estrada para sequestrar Perséfone, filha de Deméter, por quem ele tinha se apaixonado loucamente. Desesperada, Deméter pediu ajuda a Zeus para recuperar sua filha, mas, como não foi atendida, ela causou uma longa seca no local. Zeus então interveio e forçou Hades e devolver Perséfone, que passaria a metade do ano com a mãe, e a outra metade com o seu marido no submundo.
(Fonte: Wikimedia Commons)
Na floresta de Thurstaston Common, na Inglaterra, está localizado um marco feito de arenito conhecido como "A Rocha de Thor". Este objeto é cercado de muito mistério há séculos, e incontáveis visitantes já passaram por lá e marcaram seus nomes na pedra vermelha, que já esteve ligada a rituais pagãos.
A lenda mais conhecida é que Thor teria batido no local com o seu martelo, formando a deformação no solo. Mas há outras versões, e uma delas é que a pedra teria sido um local de adoração dos vikings. Thurstaston, aliás, significa “aldeia de um homem chamado Thorsteinn” no nórdico antigo. Pode ser, portanto, que a associação com o Thor da mitologia seja uma mera coincidência.
(Fonte: Wikimedia Commons)
A montanha Chelmos está contida em uma cordilheira na Acaia, Peloponeso, na Grécia. No topo desse local, localiza-se o Telescópio Aristarcos, construído em homenagem a Aristarco de Samos.
Um pouco abaixo desse telescópio, encontra-se a famosa Cachoeira Styx — termo traduzido ao português como Estige. Na mitologia grega, o Estige era um rio que ligava a Terra ao reino de Hades, no submundo. O humano que bebesse da água desse rio morreria na hora.
Foi na água do Estige que a deusa Tétis mergulhou seu filho Aquiles para torná-lo invencível. Mas como a mãe segurou o bebê no calcanhar, esta foi a única parte do seu corpo que permaneceu vulnerável. Surgia aí o célebre mito do "calcanhar de Aquiles".
Segundo a mitologia, entrar nessa água conferiria também o mesmo presente divino aos banhistas. Se você estiver na Grécia, vale a pena conferir este destino e verificar se a história é real. Só precisa ser mais corajoso para beber a água.