Por que pessoas cegas também gesticulam ao falar?
144
Compartilhamentos

Por que pessoas cegas também gesticulam ao falar?

Último Vídeo

Apesar de, atualmente, muitas das nossas conversas acontecerem através dos teclados de computadores e celulares, os nossos gestos também são extremamente importantes. Segundo a psicóloga Susan Goldin-Meadow, da Universidade de Chicago, nosso discurso não é composto apenas por palavras: os nossos gestos são parte de como nós nos comunicamos.

O mais intrigante é que, durante os estudos, eles descobriram que as pessoas cegas, mesmo as de nascença, fazem gestos ao se comunicarem assim como os que têm visão. Ou seja, é algo intrínseco à fala, e não algo que aprendemos observando os outros. Além disso, ela descobriu que os gestos têm relação direta com a língua nativa de cada pessoa.

Para o estudo, Susan usou quatro equipes diferentes: dois grupos de ingleses – com e sem visão – e dois grupos de turcos – nas mesmas condições. A escolha foi feita com base na grande diferença de vocabulário dos dois povos.

Durante a pesquisa, todos os grupos analisaram uma boneca em situações simples, como ao subir em uma casa na árvore. Cada um, à sua maneira, deveria descrever a cena. Susan conseguiu perceber que os grupos de diferentes países tinham formas de gesticular diferentes, ao mesmo tempo em que eram similares entre os com visão e os sem. Segundo ela, os movimentos de mão são coreografados de acordo com a estrutura gramatical de cada região.

"Nossas descobertas, assim, ressaltaram a estreita ligação entre o discurso e o gesto. Pessoas com deficiência visual aprendem gestos específicos do idioma aprendendo a falar a língua, mesmo sem observar os outros se movendo”, conclui. 

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.