Ciência
23/02/2018 às 14:00•2 min de leitura
Nós do Mega Curioso não podemos falar por você, mas, a gente aqui da redação, como você já deve ter percebido, adora ver e compartilhar imagens que mostram vislumbres do cosmos e dos corpos celestes que compõem a vizinhança da Terra.
Pois recentemente nos deparamos com o belíssimo trabalho de Michael Benson — um cara que, de acordo com o pessoal do site Popular Science, reuniu algumas das mais deslumbrantes fotos já divulgadas dos astros que orbitam no Sistema Solar e lançou um livro deslumbrante chamado “Otherworlds - Visions of our Solar System” ou “Outros Mundos - Visões do nosso Sistema Solar” em tradução livre. Veja algumas das maravilhas que Benson selecionou para integrar sua obra a seguir:
(ABC News/NASA)
Se você olhar com atenção, vai notar que existe um pontinho negro diante do Sol. Esse é o planeta Mercúrio flagrado durante um de seus trânsitos diante da nossa estrela em junho de 2012.
(Natural History Museum/NASA)
A imagem acima foi clicada em março de 1979 e, nela, é possível ver Júpiter e uma de suas luas, Europa, passando sobre sua Grande Mancha Vermelha – a maior tempestade do Sistema Solar.
(Wired/NASA)
Não pense que Saturno é o único planeta da nossa vizinhança que conta com um sistema anéis! Urano também tem um, como você viu na imagem acima, embora menos espetacular do que o saturniano.
(Smithsonian Air and Space Museum/NASA)
A espetacular imagem acima, registrada em agosto de 1989, mostra Netuno e seu satélite Tritão.
(Paris Match/NASA)
Acredite se quiser, mas o astro rodeado por essa linda névoa violeta é Plutão — e a imagem foi capturada em julho de 2014.
(National Geographic/NASA)
Ele não podia faltar na lista, né? Saturno, o Senhor dos Anéis do Sistema Solar, aparece acima em uma imagem criada a partir de um mosaico de fotos capturadas pela sonda espacial Cassini em outubro de 2013.
(Pikabu/NASA 1)
Vai dizer que o astro acima não tem um formato que lembra um amendoim! Trata-se do asteroide Eros — clicado durante sua passagem próximo à Terra em fevereiro do ano 2000.
(Pikabu/NASA 2)
E para finalizar, temos uma imagem que mostra a nossa lindíssima Terra e sua fiel companheira, a Lua, clicada por um satélite geoestacionário em maio de 2015.