publicidade

Será que uma explosão nuclear seria capaz de alterar a rotação da Terra?

10/05/2018 às 10:182 min de leitura

Se há uma coisa que todos temem é que ocorra uma nova guerra e que os malucos em poder dos maiores arsenais do planeta decidam explodir uns aos outros com bombas nucleares. Não é para menos! Afinal, esses artefatos estão entre os mais poderosos e destrutivos já produzidos pela humanidade — e nós sabemos bem o que pode acontecer quando eles são usados contra civis, não é mesmo? Ou você não se lembra dos números aterradores relacionados com as detonações das bombas de Hiroshima e Nagasaki?

Mas, digamos que o pior acontece e que um louco resolva explodir o outro com uma bomba nuclear — será que se o artefato for superpoderoso, a detonação poderia alterar a rotação do nosso planeta? De acordo com Michael Schirber, do site Live Science, para responder a essa pergunta, é preciso comparar a quantidade de energia liberada durante uma explosão atômica com a que é necessária para “empurrar” a Terra e fazê-la girar.

Boom!

Na realidade, não falta ser nenhum gênio ou cientista para deduzir a resposta — e você já deve ter imaginado qual é, né? Não, não existe uma bomba nuclear poderosa o suficiente capaz de fazer alterar o movimento de rotação do nosso planeta. Aliás, mesmo o artefato mais potente não faria nem cócegas na movimentação da Terra!

Explosão nuclear(Steemit)

Isso porque, segundo Michael, enquanto as maiores bombas nucleares do mundo possuem uma energia explosiva de aproximadamente 10^17 joules, a energia rotacional do nosso planeta é equivalente a por volta de 10^29 J. Assim, usar um artefato atômico para tentar fazer com que a Terra passe a girar em uma direção diferente à que ela gira atualmente seria equivalente a pedir que um mosquito tentasse desviar a direção de um automóvel em alta velocidade.

Aliás, nem mesmo os maiores terremotos do planeta geram a energia necessária para fazer com que a rotação da Terra mude direção. Conforme explicou Michael, o sismo que atingiu o litoral de Sumatra, aquele que causou o tsunami devastador que provocou a morte de 230 mil pessoas em 2004, teve uma magnitude 9,3 e liberou uma quantidade de energia estimada em 10^22 J — ou o equivalente a 100 mil vezes a quantidade de energia que seria liberada se uma das maiores bombas disponíveis nos arsenais nucleares fosse detonada.

Nuvem de cogumelo(BBC)

Para você ter uma ideia, esse terremoto descomunal — que está entre os mais intensos já registrados — chegou a alterar o formato da Terra, fazendo com que ela “emagrecesse” na região do equador e se tornasse ligeiramente mais esférica. Isso, por sua vez, levou ao “encurtamento” dos dias em algumas frações de segundo e à alteração da localização do Polo Norte em 2,5 centímetros, mais ou menos.

***

Sabia que fãs de filmes e séries agora estão no Clube Minha Série? Neste espaço, você também pode escrever e encontrar outros especialistas sobre seus programas favoritos! Acesse aqui e participe.

publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: