Bola de fogo cai do céu e transforma a noite em dia na China

15/10/2019 às 04:002 min de leitura

Uma bola de fogo ofuscante, possivelmente um meteorito, iluminou os céus da China logo após a meia-noite da última sexta-feira e atingiu a fronteira das províncias de Jilin e Heilongjiang, próximo à cidade de Songyuan.

Captada por câmeras de vigilância, a queda do fragmento ocorreu aos 16 minutos (hora de Pequim) e transformou a noite em dia por alguns momentos, projetando sombras escuras através das avenidas de Songyuan enquanto riscava o céu com sua luz brilhante.

Bola de fogo iluminou o céu e projetou sombras nas ruas de Songyuan

 A busca pelo objeto 

De acordo com a TV estatal CCTV, cientistas da Academia de Ciências da China, baseados no Observatório da Montanha Púrpura, estão examinando os vídeos de segurança e outros gravados por observadores para determinar que tipo de objeto cósmico pode ter causado a emissão de luz brilhante, uma vez que nenhum fragmento foi encontrado no local e nem nas proximidades. 

Não foram também registradas ocorrências de feridos ou danos às construções vizinhas.

No entanto, é provável que o objeto seja um meteorito ou um fragmento de cometa, uma vez que a Terra está passando por uma "nuvem" de detritos de cometa neste momento.

Previsão de novos impactos

Os meteoros Orionides, que aparecem todos os anos em chuvas que chegam a 20 quedas por hora, estão previstos em nossa atmosfera de 2 de outubro a 7 de novembro.  

No entanto, explosões por impacto, como a ocorrida na China, são raras, o que pode significar a necessidade de maior proteção nos céus para proteger a Terra dessas gigantescas rochas espaciais.

O Gabinete de Coordenação de Defesa Planetária, criado pela NASA para proteger o planeta da queda de asteroides, admite que os níveis de proteção ainda estão distantes dos que necessitamos. 

Embora as possibilidades de que um asteroide de grandes proporções atinja a Terra sejam pequenas – a NASA estima de uma em 300000 a chance anual de uma rocha espacial potencialmente perigosa colidir com o planeta – a perspectiva de desvastação não é impossível. 

Por isso, há vários experimentos com outras agências especiais na busca de um futuro grupo multinacional de defesa planetária.

Imagem

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: