Observatório de Arecibo tem funcionamento interrompido por acidente

14/08/2020 às 12:402 min de leitura

Um acidente interrompeu o funcionamento do Observatório de Arecibo em Porto Rico na última segunda-feira (10), conforme comunicado divulgado pelo diretor da instalação, Francisco Cordova, através da Universidade da Flórida Central que administra o local.

Segundo Cordova, um dos cabos de aço que ajudam a sustentar a plataforma de metal instalada acima do observatório partiu-se e caiu sobre o radiotelescópio, causando um corte de cerca de 30 metros no gigantesco prato refletor. As atividades de pesquisa tiveram que ser interrompidas para que engenheiros possam avaliar os danos e planejar os reparos.

O prato refletor atingido está entre os maiores entre radiotelescópios de prato único no mundo. A peça tem 305 metros de diâmetro; 50,9 metros de profundidade e cobre uma área total superior a 4 mil metros quadrados.

Os danos causados no prato refletor (Fonte: UCF Today/Reprodução)Os danos causados no prato refletor (Fonte: UCF Today/Reprodução)

O que é o Arecibo?

A UCF administra a instalação pertencente à agência governamental americana National Science Foundation (NSF), em forma de uma cooperação com a Universidad Ana G. Méndez de Porto Rico e a empresa de manutenção Yang Enterprises. 

Fundado em 1963, o Observatório de Arecibo foi o telescópio mais poderoso do mundo até 2016, quando entrou em funcionamento o radiotelescópio FAST na China. Atualmente, o Arecibo é utilizado por cientistas do mundo inteiro para realização de pesquisas nas áreas de ciências atmosféricas, planetárias, radioastronomia e astronomia de radar.

Arecibo também é a sede no Projeto Radar Planetário apoiado pela NASA para detectar imagens de asteroides próximos à Terra. O observatório também continua sendo a principal ferramenta na busca de vida extraterrestre, através do projeto SETI@home, e chegou a enviar uma mensagem pictórica em direção ao espaço sideral.

8 painéis do famoso Domo Gregoriano do observatório também foram atingidos pelo acidente (Fonte: Shutterstock)8 painéis do famoso Domo Gregoriano do observatório também foram atingidos pelo acidente (Fonte: Shutterstock)

As muitas aventuras do observatório

Mas nem só de corpos extraterrestres vive o observatório. Em 1995 e 1997, Arecibo recebeu a visita de duas estrelas de Hollywood: Pierce Brosnan na pele de James Bond no filme 007 Contra GoldenEye, e Jodie Foster no filme de ficção científica Contato baseado num livro de Carl Sagan.

Além de aventuras cinematográficas, a instalação passou por vários furacões, tempestades tropicais e terremotos desde a sua fundação. Os reparos dos danos causados pela passagem do furacão Maria em 2017 ainda estão em andamento. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: