Larva de mariposa tem disfarce perfeito de galho com musgo, veja o vídeo

A camuflagem é um mecanismo largamente utilizado por alguns animais para se protegerem de predadores ou para caçar suas presas. Já apresentamos aqui no Mega Curioso um desfile com verdadeiros mestres da camuflagem. A lista inclui o impressionante bicho-pau, o gafanhoto-folha, diversas borboletas e até mesmo uma coruja-transformer.

Porém, nada supera uma larva de mariposa que se parece com um galho musgoso descansando em uma árvore cheia de musgo, cujas imagens impressionantes foram capturadas recentemente por um fotógrafo de vida selvagem, em uma floresta tropical. 

A larva fotografada por David Weiller é de uma mariposa camuflada, da superfamília Tineoidea (que inclui as traças de roupas). A foto foi feita na floresta tropical de Andasibe, localizada na nação-ilha de Madagascar. Vejam o vídeo.

A grande dificuldade não foi fazer a foto, mas sim conseguir perceber que aquele aparente pedaço de musgo e líquen bulboso, com forma de um galho de árvore também coberta de musgo, não era parte da árvore e sim uma criatura viva.

Na descrição do impressionante inseto, David Weiller escreveu o seguinte: “Essa larva de inseto carregadora de detritos desenvolveu a defesa de camuflagem perfeita para deter ataques de pássaros e outros predadores”.

Não ficou muito claro se esse inseto em estágio pré-embrionário conseguiu cobrir o seu corpo com esses detritos naturais ou se o seu corpo é naturalmente dessa forma. Como o bicho praticamente não se move, parece que a única maneira de detectá-lo é vê-lo fazendo cocô, momento íntimo e felizmente capturado por David Weiller.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.