Seja o primeiro a compartilhar

Sono: por que respiramos mais alto enquanto dormimos?

Já parou para pensar em tudo o que acontece com a gente enquanto dormimos? Essencial para a nossa saúde e sobrevivência, o sono é responsável por recuperar e desenvolver o nosso corpo. Um outro fenômeno que acontece durante este momento de tranquilidade é o aumento no volume da respiração, mesmo entre aqueles que não roncam. Vamos descobrir o porquê disso?

O som da nossa respiração

Independentemente se estamos acordados ou dormindo, o som que fazemos ao respirar é causado pela vibração do ar que se move através do tubo respiratório. O volume da respiração irá depender do quão estreito é o tubo e a velocidade do ar que viaja por ele.

Ao inspirar, o movimento rápido do ar que chega para as vias aéreas superiores diminui a pressão em todo o trato respiratório. Quando estamos acordados, o reflexo presente nas vias aéreas superiores evita que essa mudança de pressão aconteça. Já, ao dormir, esse reflexo não é tão forte, o que torna a respiração mais “barulhenta”. 

Todos mundo respira mais alto enquanto dorme, mesmo aqueles que não roncam
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Outro fator que influencia no aumento do som da respiração é o relaxamento muscular que acontece durante o último estágio do sono, o REM. Neste período, os músculos que sustentam as vias aéreas costumam relaxar, fazendo com que o tubo respiratório fique mais estreito e a velocidade do ar que se move por ele aumente, criando ainda mais som ao respirar.

Saiba mais: Estudo mostra a necessidade de sono de cada pessoa conforme sua idade

Ronco e a apneia do sono

Todos nós respiramos mais alto enquanto dormimos, mas algumas pessoas precisam lidar também com o ronco e a apneia obstrutiva do sono.

Geralmente, o ronco aparece quando o tubo respiratório da pessoa fica ainda mais estreito, com o diâmetro um pouco maior do que um canudo. Nesses casos, não é apenas o ar nas vias aéreas que vibra, mas também os tecidos do local, o que causa o ronco.

O ronco normalmente é causado pelo estreitamento do tubo respiratório
O ronco normalmente é causado pelo estreitamento do tubo respiratório  (Fonte: Freepik/Reprodução)

Já a apneia obstrutiva do sono costuma acontecer quando o tubo respiratório fica tão estreito, que é praticamente impossível respirar e a pessoa acorda com falta de ar. Nesse tipo de caso, a recomendação é procurar por ajuda médica para decidir o melhor tratamento.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER