
Estilo de vida
19/02/2021 às 11:14•2 min de leitura
Já parou para pensar em tudo o que acontece com a gente enquanto dormimos? Essencial para a nossa saúde e sobrevivência, o sono é responsável por recuperar e desenvolver o nosso corpo. Um outro fenômeno que acontece durante este momento de tranquilidade é o aumento no volume da respiração, mesmo entre aqueles que não roncam. Vamos descobrir o porquê disso?
Independentemente se estamos acordados ou dormindo, o som que fazemos ao respirar é causado pela vibração do ar que se move através do tubo respiratório. O volume da respiração irá depender do quão estreito é o tubo e a velocidade do ar que viaja por ele.
Ao inspirar, o movimento rápido do ar que chega para as vias aéreas superiores diminui a pressão em todo o trato respiratório. Quando estamos acordados, o reflexo presente nas vias aéreas superiores evita que essa mudança de pressão aconteça. Já, ao dormir, esse reflexo não é tão forte, o que torna a respiração mais “barulhenta”.
Outro fator que influencia no aumento do som da respiração é o relaxamento muscular que acontece durante o último estágio do sono, o REM. Neste período, os músculos que sustentam as vias aéreas costumam relaxar, fazendo com que o tubo respiratório fique mais estreito e a velocidade do ar que se move por ele aumente, criando ainda mais som ao respirar.
Saiba mais: Estudo mostra a necessidade de sono de cada pessoa conforme sua idade
Todos nós respiramos mais alto enquanto dormimos, mas algumas pessoas precisam lidar também com o ronco e a apneia obstrutiva do sono.
Geralmente, o ronco aparece quando o tubo respiratório da pessoa fica ainda mais estreito, com o diâmetro um pouco maior do que um canudo. Nesses casos, não é apenas o ar nas vias aéreas que vibra, mas também os tecidos do local, o que causa o ronco.
Já a apneia obstrutiva do sono costuma acontecer quando o tubo respiratório fica tão estreito, que é praticamente impossível respirar e a pessoa acorda com falta de ar. Nesse tipo de caso, a recomendação é procurar por ajuda médica para decidir o melhor tratamento.
As orelhas dos elefantes africanos são as maiores do reino animal.
Moldados pela natureza. os gogottes parecem uma versão abstrata das esculturas de Fernando Botero, pelas suas formas volumosas e curvas suaves.
Um programa inovador conecta famílias à história e ao sabor único de pêssegos quase extintos.
Pesquisador de zoologia afirma que os polvos são a espécie com maiores condições de povoar a Terra em nosso lugar.
Por que um avião magnífico que voava a 2,17 mil km/h, a 18 mil metros de altura, teve que ser descontinuado?
Apesar da intensa atividade solar, não conseguimos ouvir nada aqui da Terra. Por quê?
Entenda o que está por trás da duração dos voos e veja como isso impacta a sua próxima viagem.
De acordo com pesquisadores, nascimento de gêmeos em ninhadas um dia já foi o padrão no processo de evolução dos primatas.