Sono: por que respiramos mais alto enquanto dormimos?

19/02/2021 às 11:142 min de leitura

Já parou para pensar em tudo o que acontece com a gente enquanto dormimos? Essencial para a nossa saúde e sobrevivência, o sono é responsável por recuperar e desenvolver o nosso corpo. Um outro fenômeno que acontece durante este momento de tranquilidade é o aumento no volume da respiração, mesmo entre aqueles que não roncam. Vamos descobrir o porquê disso?

O som da nossa respiração

Independentemente se estamos acordados ou dormindo, o som que fazemos ao respirar é causado pela vibração do ar que se move através do tubo respiratório. O volume da respiração irá depender do quão estreito é o tubo e a velocidade do ar que viaja por ele.

Ao inspirar, o movimento rápido do ar que chega para as vias aéreas superiores diminui a pressão em todo o trato respiratório. Quando estamos acordados, o reflexo presente nas vias aéreas superiores evita que essa mudança de pressão aconteça. Já, ao dormir, esse reflexo não é tão forte, o que torna a respiração mais “barulhenta”. 

Todos mundo respira mais alto enquanto dorme, mesmo aqueles que não roncam
(Fonte: Freepik/Reprodução)

Outro fator que influencia no aumento do som da respiração é o relaxamento muscular que acontece durante o último estágio do sono, o REM. Neste período, os músculos que sustentam as vias aéreas costumam relaxar, fazendo com que o tubo respiratório fique mais estreito e a velocidade do ar que se move por ele aumente, criando ainda mais som ao respirar.

Saiba mais: Estudo mostra a necessidade de sono de cada pessoa conforme sua idade

Ronco e a apneia do sono

Todos nós respiramos mais alto enquanto dormimos, mas algumas pessoas precisam lidar também com o ronco e a apneia obstrutiva do sono.

Geralmente, o ronco aparece quando o tubo respiratório da pessoa fica ainda mais estreito, com o diâmetro um pouco maior do que um canudo. Nesses casos, não é apenas o ar nas vias aéreas que vibra, mas também os tecidos do local, o que causa o ronco.

O ronco normalmente é causado pelo estreitamento do tubo respiratório
O ronco normalmente é causado pelo estreitamento do tubo respiratório  (Fonte: Freepik/Reprodução)

Já a apneia obstrutiva do sono costuma acontecer quando o tubo respiratório fica tão estreito, que é praticamente impossível respirar e a pessoa acorda com falta de ar. Nesse tipo de caso, a recomendação é procurar por ajuda médica para decidir o melhor tratamento.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: