Diomedes: 2 ilhas separadas por 3,8 km e 21 horas

Apenas 3,8 quilômetros separam entre si as Diomedes, duas pequenas ilhas localizadas no estreito de Bering que pertencem a países e continentes diferentes. Enquanto a maior é território russo desabitado, a menor é estadunidense e abriga cerca de 100 pessoas.

(Fonte: NASA/Reprodução)(Fonte: NASA/Reprodução)

Para completar, a Linha Internacional de Data — que cruza o oceano Pacífico e fica do outro lado do mundo em relação ao meridiano de Greenwich — passa entre as Diomedes também separando as fronteiras. Na Guerra Fria, esse limite se tornou conhecido como Cortina de Gelo.

(Fonte: NASA/Reprodução)(Fonte: NASA/Reprodução)

Viagem no tempo

Considerando o tempo solar, a diferença é de 24 horas; porém, como os Estados Unidos adotam um horário 2 horas à frente do horário solar, e a Rússia adota um horário 1h atrás do horário solar, em termos legais a variação entre as ilhas é de 21 horas. Por exemplo, quando são 13h de uma quarta-feira na parte estadunidense, isso significa que são 10h de quinta-feira na ilha russa.

https://www.youtube.com/watch?v=LidGBw-EdHg

Por conta de suas características temporais, as Diomedes receberam os apelidos “Ilha do Ontem” (a menor, dos Estados Unidos) e “Ilha do Amanhã” (a maior, da Rússia). Elas são tão próximas que, tecnicamente, olhar uma delas estando na outra é como fazer uma viagem no tempo! E essa é a única alternativa mesmo, já que viagens entre os dois territórios são proibidas.

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.