Por que existem poucos fósseis de dinossauros de porte médio?

09/03/2021 às 13:301 min de leitura

Paleontólogos começaram a estudar teorias para explicar as lacunas em relação a dinossauros de porte médio nos registros de fósseis das espécies carnívoras. Os megaterópodes mais jovens são os principais suspeitos de acabarem com as espécies médias, aparecendo em pouquíssimos registros já descobertos por cientistas.

A espécie integra o maior grupo de carnívoros do período Cretáceo. Segundo as classificações dos especialistas, dinossauros de porte pequeno são aqueles com peso entre 10 e 100 kg, os de porte médio englobam o peso entre 100 e 1.000 kg e os grandes ultrapassam a marca de uma tonelada.

Megaterópodes juvenis podem ter acabado com dinossauros de médio porte

Segundo pesquisadores da Universidade do Novo México, a principal teoria é que os megaterópodes mais jovens podem ter prejudicado essa diversidade de espécies. A lacuna nos registros foi comparada com as espécies de herbívoros. No caso dos dinossauros que se alimentavam de plantas, existem exemplares suficientes de todos os tamanhos dos animais. Porém, o mesmo não acontece com os carnívoros.

Sendo assim, foi criada a teoria de que os megaterópodes mais jovens se alimentavam de animais diferentes dos seus pais, caçando presas de porte médio. A mesma pesquisa revelou ainda que essa falta de dinossauros de porte médio está mais presente no período Cretáceo do que no Jurássico. Isso pode ser explicado justamente porque os megaterópodes eram soberanos durante o Cretáceo e não costumavam dividir a comida, preferindo caçar suas próprias presas, especialmente antes de se tornarem adultos.

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

No período Jurássico, porém, eles não eram tão diferentes quando jovens, explicando a estabilidade nos registros. Ao dividir a comida, eles cresciam na mesma proporção que seus pais e as espécies carnívoras conviviam com mais facilidade.

Embora essa seja uma das teorias mais aceitas pelos especialistas, existem ainda paleontólogos que acreditam que as lacunas existem porque muitos fósseis ainda estão para serem descobertos e há a probabilidade de que muitos deles sejam de animais de porte médio.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: