Dia Mundial de Higienização das Mãos: você ainda mantém o hábito?

05/05/2021 às 09:302 min de leitura

A Organização Mundial da Saúde (OMS) comemora hoje (5) o Dia Mundial da Higienização das Mãos, data que ganha mais importância em meio à pandemia do novo coronavírus, pois o hábito é uma das formas de evitar a disseminação da covid-19, além de prevenir diversas outras enfermidades.

Criada muito antes da crise sanitária mundial surgida em 2020, a data comemorativa objetiva conscientizar a população sobre a importância de lavar as mãos sempre, independente de pandemias. Este ato simples é uma das ações mais eficientes para o controle de infecções e a redução da transmissão de germes.

Neste ano, a OMS decidiu ampliar a campanha de conscientização, realizando-a entre os dias 3 e 7 de maio, para incentivar o hábito durante o momento em que o Brasil e outros países têm sofrido com a explosão de novos casos de covid-19.

(Fonte: Freepik)(Fonte: Freepik)

Segundo a entidade, é essencial higienizar as mãos com água e sabão ou álcool gel em diversos momentos ao longo do dia, como antes de comer ou manusear alimentos, após usar o banheiro, ao tocar animais, ao usar transportes públicos e depois de tossir, assoar o nariz ou espirrar, entre outros. Os cuidados devem ser redobrados no ambiente hospitalar.

Hábito diminui nos EUA

Embora a população tenha atendido aos apelos para manter a higiene das mãos ao longo do ano passado, os cuidados diminuíram em 2021. Pesquisas realizadas nos Estados Unidos mostram que apenas 57% dos americanos estão lavando as mãos seis vezes ou mais por dia, de acordo com a CNN.

Houve redução também entre os trabalhadores da saúde. Em um hospital de Chicago, onde a higienização é monitorada eletronicamente 24 horas por dia, a taxa de cumprimento de lavagem diária das mãos caiu para 51,5% nos últimos meses, praticamente a metade do observado em 2020.

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Para prevenir a disseminação de doenças, a higienização das mãos com álcool gel deve ser feita friccionando o produto entre os dedos e nas costas da mão de 20 a 30 segundos, até secar. Já na lavagem com água e sabão, é preciso esfregar bem a parte interna dos dedos, as pontas e as costas das mãos, fazendo o enxágue a seguir (o processo dura 40 segundos, em média).

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: