Plantas podem ver, ouvir, cheirar ou mesmo reagir de alguma forma?

10/06/2021 às 10:002 min de leitura

As plantas são seres vivos que dividem a habitação da Terra com os humanos, mas até que ponto elas possuem reações iguais outras criaturas? Na visão do Professor da Divisão de Ciências Vegetais da Universidade de Missouri, Jack Schultz, elas são como "animais muito lentos" que podem ver, ouvir, cheirar e possuem comportamentos próprios.

Em entrevista para a BBC, o cientista explica que as plantas constantemente precisam lutar por território com outras espécies, buscam alimentos, escondem-se de predadores e preparam armadilhas para as suas presas. Dessa forma, elas se mostram tão vivas quanto qualquer outro animal do mundo, apesar de serem extremamente discretas. 

Reagindo a estímulos

(Fonte: Wikimedia Commons)(Fonte: Wikimedia Commons)

Por longos anos, o conceito de que plantas reagiam positivamente à música clássica era um conceito completamente desacreditado dentro da ciência. Descrita pelo livro A Vida Secreta das Plantas (1973), de Peter Tompkins e Christopher Bird, a teoria teve bastante sucesso na época de lançamento, mas não possuía muitos fatos que sustentassem o argumento.

Mais recentemente, outros estudos têm tentado demonstrar como funciona a audição das plantas. De acordo com os pesquisadores da Universidade de Missouri, as plantas podem até não demonstrar uma resposta a uma sinfonia de Beethoven, mas respondem aos "sons de relevância ecológica".

Isso significa que a maioria delas costuma apresentar certas reações ao ouvirem um inseto se aproximando, podendo ativar o olfato para sentir o odor da criatura ou o cheiro de sinais emitidos por outras plantas. Um exemplo disso seria a planta parasita Cuscuta europaea, que fareja um possível hospedeiro e se enrola nele para extrair seus nutrientes.

Semelhanças com a vida humana

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Quando em métodos de comparação, é possível se dizer que as plantas possuem um estilo de vida semelhante aos seres humanos por também reagirem aos estímulos entregues pela natureza. Entretanto, algumas diferenças críticas são os fatores as diferem de outros animais.

Ao contrário de outras criaturas, as plantas não possuem sistema nervoso, mas possuem moléculas chamadas receptoras de glutamato que desencadeiam a presença de sinais elétricos quando estimuladas. Além disso, as plantas não possuem olhos para trabalhar a "visão", porém muitas delas trabalham com uma variedade de fotorreceptores que ajudam a enxergar o mundo.

Por mais controverso que pareça, as plantas realmente possuem várias semelhanças surpreendentes com outras formas de vida no planeta e não devem ser consideradas espécies menos complexas por terem um modelo de vida mais discreto. 

Fonte

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: