4 curiosidades sobre aves que não voam

24/06/2021 às 13:002 min de leitura

Todas as aves têm bicos, penas e botam ovos, mas nem todas voam. É provável que você já saiba disso, afinal a gente conhece o pinguim, o avestruz e vários outros tipos de aves não-voadoras, nem que seja pela televisão ou por foto. Mesmo assim, há muitas curiosidades que não são tão divulgadas sobre esses animais. Por isso, a gente preparou essa lista com quatro delas. 

1. Há mais de 60 espécies de aves não-voadoras

Em um primeiro momento, podemos pensar apenas no pinguim e no avestruz como aves não-voadoras — as galinhas domésticas e os patos até conseguem sair do chão, embora não por grandes distâncias. Mas há mais de 60 espécies desses animais.

Para começar, há cerca de 20 espécies de pinguins e duas de avestruz. O grupo das aves ratitas, do qual esse segundo animal faz parte, tem outras dezenas de espécies diferentes entre si: as emas, os emus (da Austrália, diferentes das emas), os casuares, além dos quivis neozelandeses. 

Há também algumas espécies de anseriformes, parentes dos patos e marrecos, que realmente se encaixam no grupo das aves não-voadoras, como o mergulhão-do-junim e o mergulhão-do-titicaca, que você pode ver na foto abaixo.

Imagem: Wikimedia CommonsImagem: Wikimedia Commons

2. Elas podem ser incrivelmente rápidas

As diferentes espécies de aves não-voadoras perderam sua capacidade de voar por diferentes motivos, ao longo da evolução: os pinguins se adaptaram melhor à vida na água, podendo nadar grandes distâncias a mais de 45 km/h, por exemplo. 

Já as aves ratitas, como o avestruz e seus parentes, tem pernas e pescoços mais longos para correr melhor, chegando a 50 km/h na terra. O papa-léguas — isto é, o pássaro de verdade que inspirou o desenho — é bem veloz para seu tamanho, correndo a 42 km/h, mas ele não se enquadra como uma ave não-voadora pois realiza voos curtos.

Imagem: Wikimedia CommonsImagem: Wikimedia Commons

3. Muitas espécies vivem na Oceania

A Oceania e, mais especificamente, a Nova Zelândia, abrigam boa parte das espécies de aves não-voadoras que ainda existem. O quívi (ou kiwi) é uma delas, sendo um dos principais símbolos do país. 

Além disso, as ilhas são o lar do kakapo, da foto abaixo — esta é a única espécie de papagaio que não voa. Por seus hábitos noturnos, ele também é chamado de papagaio-coruja.

Imagem: The Fact Site/ReproduçãoImagem: The Fact Site/Reprodução

4. Os maiores e os menores

Você talvez saiba que o avestruz é a maior existente ave do mundo — e ela está no grupo das aves que não voam. Mas a moa e o dodô, dois pássaros gigantes que já foram extintos, também não voavam. 

Contudo, também existem aves que não voam e são bem pequenas — os quivis, que citamos acima, por exemplo. Mas a menor de todas é a Laterallus rogersi, uma espécie de saracura da Ilha Inacessível, no arquipélago de Tristão da Cunha.

Imagem: Wikimedia CommonsImagem: Wikimedia Commons

As aves que mencionamos nessa matéria podem até não voar, mas que elas são interessantes, elas são. Para ler outras curiosidades sobre animais, clique aqui.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: