Como a decoração de uma casa afeta suas emoções?

17/01/2022 às 12:002 min de leitura

Participar de um reality show como o Big Brother Brasil (BBB) pode ser uma tarefa estressante, mas tudo na casa mais vigiada do país é feito para deixar os participantes ainda mais "doidos" — inclusive a decoração. Se pararmos para notar, o esquema de cores todo bagunçado que foi elaborado pela produção foi criado para despertar uma série de sentimentos em quem estiver confinado.

Mas então a decoração de uma casa pode influenciar no humor de uma pessoa? Pode deixar que nós te explicaremos tudo sobre isso. Ao longo deste texto, você entenderá o porquê de as cores mexerem com os nossos sentimentos e de que forma nós podemos utilizá-las ao nosso favor.

Decorando uma casa

Quando estamos de mudança para uma nova residência ou simplesmente desejamos mudar os ares de um lugar, devemos sempre pensar com cautela a maneira como queremos deixar tudo decorado. Tudo isso pode ser baseado por meio da psicologia das cores, um estudo complexo sobre o efeito de cada tonalidade no cérebro humano.

Por isso, sempre devemos escolher cores que inspiram relaxamento para os nossos quartos, bem como tonalidades mais artísticas e criativas em um ambiente de trabalho. Em um reality show, como o BBB22, os elementos decorativos são pensados para se encaixar em outra realidade.

Esse é um dos motivos para a iluminação da casa sempre estar na potência máxima, os quartos terem um excesso de cores por todas as partes ou os móveis serem distribuídos de uma maneira que os participantes tenham mais dificuldade para se locomover pelos cantos. Logo, esse se torna um ambiente que favorece a ansiedade e o estresse.

Influência das cores

a

Se você quer saber qual é a cor ideal para os seus objetivos, nós vamos te ajudar. Segundo o alemão Johann Wolfgang Von Goethe, que foi o grande criador da teoria das cores, a percepção de tons acontece de forma individual, mas a sensação de cada cor é a mesma para todas as pessoas.

Sendo assim, temos que ter em mente o que cada cor está "planejada" para fazer você sentir. Os principais exemplos são os descritos a seguir:

Um exemplo clássico de como as cores costumam ditar o comportamento de uma pessoa podem ser vistas na série Breaking Bad (2008). Durante os episódios do programa, o protagonista Walter White costuma utilizar uma vasta gama de tonalidades em suas roupas, as quais tendem a espelhar o estado de espírito do personagem naquele momento.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: