6 descobertas que só foram possíveis graças às viagens espaciais

03/02/2022 às 02:003 min de leitura

As viagens espaciais foram fundamentais para a evolução humana. A partir delas, foi possível realizar descobertas importantes, que aumentaram nossa compreensão sobre a vida e o mundo. E não é só isso.

Essas viagens permitiram que muitos avanços científicos fossem feitos, produtos fossem criados e adaptados ao nosso cotidiano. Em suma, devemos muito à corrida espacial. Fizemos uma lista com seis descobertas que só foram possíveis graças à exploração do espaço pelo ser humano.

1. Buracos de minhoca

(Fonte: Space)(Fonte: Space)

Nome curioso, o termo buracos de minhoca” foi criado pelo físico John Archibald Wheeler (1911-2008), em 1957. Contudo, a base que permitiu considerar a existência de uma conexão entre dois pontos do espaço é fruto da teoria geral da relatividade, publicada por Albert Einstein em 1915.

Segundo a teoria geral da relatividade, os buracos de minhoca seriam regiões curvas do espaço-tempo, responsáveis por conectar pontos distantes como um túnel. Na prática, comprovar a existência deles e sua capacidade de serem atravessados seria a realização dos sonhos criados pela ficção científica a respeito da viagem no tempo.

Leia também: Buraco de minhoca: como funciona esse fenômeno tão misterioso?

2. Martemotos

(Fonte: New Scientist)(Fonte: New Scientist)

O nome parece de aparelho de celular, mas martemotosão tremores sísmicos que acontecem em Marte. Conseguir detectá-los permitiu que os cientistas compreendessem melhor o planeta vermelho.

Os martemotos deram melhor entendimento sobre o grande núcleo de metal líquido do planeta, a espessura de sua crosta e a natureza de seu manto. Até hoje, a sonda InSight já detectou mais de 700 tremores, a maior parte moderados.

3. Mineração de asteroides

(Fonte: Financial Times)(Fonte: Financial Times)

Desde a década de 1980 o homem planejava uma viagem com o objetivo de minerar asteroides, de modo a coletar amostras para compreender melhor sua composição química, além de ampliar os conhecimentos sobre como a vida e os planetas se formam.

Acontece que, até pouco tempo, a humanidade não havia realizado nenhuma missão minimamente parecida com isso, especialmente pelo alto custo. Tudo mudou com a sonda OSIRIS-REx, lançada em 2016, que foi coletar amostras da superfície do asteroide Bennu. Essa missão permitiu confirmar e refutar algumas descobertas científicas. Os materiais coletados devem chegar no próximo ano à Terra.

4. Teorema da área de Hawking

(Fonte: jmexclusives/Pixabay)(Fonte: jmexclusives/Pixabay)

Levou 50 anos, mas a proposição feita por Stephen Hawking em 1971, que afirmava que a área do horizonte de eventos de um buraco negro, a fronteira da qual nada consegue escapar dessa região do espaço-tempo, nunca poderia diminuir.

Ainda que comprovada matematicamente, só em 2021 foi confirmada a partir da observação do fenômeno. Foi a primeira vez que uma onda gravitacional foi detectada e comprovou, com 95% de confiabilidade, que a área final realmente não diminuiu.