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5 dicas infalíveis para acabar com a tristeza em dias frios

Você pode até falar que é um verdadeiro amante do frio, mas uma coisa é certa: a chegada do inverno ou de dias mais gelados normalmente vem acompanhada de alguns sentimentos nem tão legais. Principalmente para quem lida com transtornos psicológicos, como a depressão, ter de enfrentar o clima frio pode ser complicado.

O sol se torna menos frequente, os dias são mais cinzentos e passar mais tempo dentro de casa vira algo corriqueiro. Por isso, separamos cinco dicas para você mandar a tristeza embora e conseguir desfrutar 2022 na maior paz possível.

1. Um passo de cada vez

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Uma estratégia importante para manter a saúde mental em dia no inverno é não tentar dar saltos muito grandes na vida de uma vez só. Qualquer coisa muito brusca que acarrete uma mudança muito grande no estilo de vida pode acabar deixando um sentimento ruim — por isso resoluções de Ano-Novo quase nunca dão certo.

Então, experimente ir devagar. Saia para passear de vez em quando, ligue para um amigo próximo para conversar ou tente largar o pijama um dia ou outro. Aos poucos, isso o deixará mais bem-humorado. 

2. Boas noites de sono

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Quando o assunto é mandar a tristeza embora, não há remédio mais eficiente do que ter uma boa noite de sono. Pessoas que não conseguem dormir direito tendem a ficar mais estressadas e ter menos energia para encarar os desafios do dia a dia. Inclusive, isso pode fazer que os sintomas de ansiedade e depressão se intensifiquem.

Se você deseja ter um cérebro funcionando a plena capacidade, é importante priorizar o descanso. Em média, recomenda-se que um indivíduo adulto tenha pelo menos 7 horas de descanso durante a noite. E nada de sono parcelado! O ideal é dormir ininterruptamente para se recuperar completamente.

3. Interação com as pessoas ao redor

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

O ser humano é um ser social. Por esse motivo, durante os momentos mais difíceis, manter contato com pessoas que importam é algo extremamente benéfico para o humor. Além disso, participar de atividades que ajudem a comunidade e pessoas necessitadas podem fazer muito bem.

Em tempos de crise, estarmos conectado com as pessoas ao redor faz que nos sintamos acolhidos pelo mundo, diminuindo a tristeza e compartilhando as alegrias. Se for para ficar triste, ao menos podemos ficar tristes juntos, não é mesmo?

4. Rotina de exercícios

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Se dormir bem faz parte de como nos sentimos, largar a vida sedentária é a melhor forma de recarregar as baterias da cabeça. E o que isso quer dizer? Pessoas que mantêm uma rotina de exercícios tendem a se sentir menos ansiosas ou depressivas, uma vez que a atividade aumenta a produção de serotonina e outros químicos relacionados à felicidade.

Considera-se uma rotina completa realizar exercícios aeróbicos por 40 minutos pelo menos 4 vezes por semana. Academia e outros exercícios de alta intensidade também são ótimos para o corpo e para a mente.

5. Tempo para se divertir

(Fonte: Pixabay)(Fonte: Pixabay)

Não se cobre tanto o tempo todo. Reservar uma parte da semana para realizar atividades divertidas e que tragam boas sensações também pode ser algo bastante proveitoso. Afinal, todo mundo merece um descanso e uma brecha para aproveitar as coisas boas da vida.

Encontrar momentos bons e com significado pode auxiliar a deixar a procrastinação de lado no futuro e a viver a vida de uma forma mais leve. Assim, a tristeza não terá mais chances.

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