4 sons capazes de mudar seu estado emocional

26/04/2022 às 06:302 min de leitura

Muita gente procura recursos para acalmar-se ou atingir estados emocionais mais tranquilos. E uma maneira de conseguir isso é a partir do uso de sons específicos, que conseguem operar como gatilhos positivos que levam você a lugares mentais melhores.

Nem todos os sons têm os mesmos efeitos para todo mundo, mas vale a pena testar o que funciona melhor para você. Confira uma lista de 4 sons que podem auxiliar a trazer equilíbrio quando você mais precisa.

1. Risada

(Fonte: Pexels)(Fonte: Pexels)

Já notou que algumas séries usam risadas de fundo para tornar a história mais engraçada? A chamada "claque" (nome dado a esse recurso empregado na TV) não existe por acaso. O riso - especialmente em grande quantidade, ou seja, com várias pessoas rindo ao mesmo tempo — é uma das expressões emocionais mais poderosas que conseguem causar bem-estar, em que ri e em quem ouve.

O mais curioso é que a risada é algo que nos conecta aos animais. Diferente da fala, codificada pela língua, o riso é produzido por um sistema cerebral evolutivamente "antigo", que é o mesmo usado pelos outros mamíferos quando vocalizam sons.

O riso também ativa aquilo que os cientistas hoje chamam de "neurônios-espelho", que trabalham quando executamos uma tarefa enquanto observamos alguém realizar a mesma coisa. É por isso que é difícil não rir quando ouvimos alguém rindo.

 2. Sussurro

(Fonte: Getty Images)(Fonte: Getty Images)

Você já ouviu falar de ASMR? A palavra - que remete à sigla em inglês Autonomous Sensory Meridian Response — indica uma resposta meridional sensorial autônoma. Em outras palavras: é uma sensação agradável que é causada no corpo a partir de um estímulo externo, como os sussurros e outros tipos de sons.

O sussurro, especificamente, é um som bem tranquilizador. Por isso, é o recurso mais comum usados em vídeos de ASMR. É difícil explicar por que ouvir alguém sussurrando acalma, mas o fato é que este é um som que tem um efeito muito semelhante ao de músicas relaxantes ou sons da natureza. Por isso, caso você tenha problema de insônia, ouvir sussurros pode ser uma boa alternativa.

3. Chuva

(Fonte: Climatempo)(Fonte: Climatempo)

O som da chuva é um clássico: muita gente relata gostar de ouvi-lo, mesmo que não goste da chuva em si. Barulhos ligados à chuva causam reações emocionais fortes, tanto positivas quanto negativas.

Quem associa a chuva à calmaria, costuma sentir que o som dela faz relaxar, tranquilizar e mesmo dar sono. Para estes, até os sons de trovões podem trazer boas sensações.

Por outro lado, 9% da população mundial é formada por pessoas que associam a chuva a sentimentos negativos — como os de solidão e depressão. Por isso, caso você faça parte dos outros 91%, vale a pena ouvir uns vídeos de água caindo no céu para sentir-se melhor.

4. Ruído branco

Pense naquele barulho meio inexplicável que sai de uma TV não sintonizada ou de um ar-condicionado ligado. Você sabia que este tipo de som tem nome? É o chamado ruído branco, um sinal sonoro que contém várias frequências detectáveis pelo ouvido humano em uma mesma potência.

Pode ser que, para algumas pessoas, este seja um som incômodo. Mas, para outros, ele tem um alto poder relaxante. Para se ter uma ideia, ele é usado para acalmar bebês recém-nascidos, pois acredita-se que ele simule o som presente no útero.

O seu efeito positivo é causado porque o ruído branco consegue inibir outros sons, considerados mais irritantes. Por isso, se você sofre com os barulhos externos (como os dos carros na rua) que atrapalham o seu sono, tente procurar uma playlist de ruído branco para ver se consegue dormir mais rápido.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: