6 sentidos que os animais têm e os humanos não

06/11/2022 às 12:003 min de leitura

Já parou para pensar em como somos dependentes de nossos cinco sentidos? Nós, humanos, muitas vezes nem mesmo percebemos como nossa visão, audição, olfato, paladar e tato influenciam diretamente nossa vida, tendo papel crucial em como vemos e interagimos com o mundo à nossa volta. O que muita gente desconhece — ou, em alguns casos, ignora — é que isto ao mesmo tempo também é algo que nos limita.

No reino animal, porém, a coisa é um pouco diferente: vários bichos têm habilidades que os tornam capazes de perceber certos aspectos que, para os humanos, são simplesmente impossíveis de captar sem o auxílio de aparatos tecnológicos. Esqueça aquela ladainha de que gatos têm sete vidas e coisas semelhantes. Hoje você vai conhecer seis capacidades reais que alguns bichinhos da natureza têm e a gente não.

1. Visão ultravioleta

Águias conseguem enxergar níveis do espectro ultravioleta invisíveis ao olho humano(Fonte: Shutterstock)

Alguns animais, como águias, ouriços e até mesmo camarões conseguem enxergar alguns níveis do espectro ultravioleta. Até hoje não há uma explicação exata sobre como essa habilidade interfere no seu cotidiano, mas cientistas acreditam que a visão ultravioleta pode ajudar estes seres a se orientar e a buscar alimento, por exemplo. Outra hipótese é que algumas espécies usam esta habilidade para sinalizar informações.

2. Visão infravermelha

Algumas víboras, como a cascavel, são capazes de enxergar o calor do corpo de suas presas mesmo no escuro(Fonte: Shutterstock)

Enquanto alguns animais são uma verdadeira ameaça somente durante o dia, alguns predadores são perigosos independente do horário e do nível de luz presente no ambiente. Algumas víboras, como a cascavel, enxergam normalmente durante o dia e, quando a noite cai, continuam podendo encontrar suas presas graças à visão infravermelha.

Mesmo após o sol se pôr, essas criaturas podem continuar caçando, já que sua retina é capaz de ver seres de sangue quente mesmo no escuro.

3. Tetracromatismo

O pássaro Mandarim consegue ver combinações de quatro cores básicas(Fonte: Shutterstock)

Humanos e alguns outros mamíferos são seres tricromáticos, ou seja, conseguem enxergar diversas combinações das três cores primárias. Certas espécies de pássaros (como o Mandarim) e peixes, por sua vez, são tetracromáticos.

Com as células cones presentes em seus olhos conseguindo captar combinações de quatro cores primárias, estes bichos veem o mundo com muito mais cores do que nós podemos enxergar.

4. Sensor de campos magnéticos

Tartarugas marinhas são capazes de sentir o campo magnético do planeta(Fonte: Shutterstock)

Nosso planeta é cercado por um campo magnético, fruto do fluxo de lava no centro da Terra e dos íons presentes na atmosfera. Enquanto precisamos de bússolas para captar essa informação, algumas espécies de animais têm a capacidade de sentir esse campo naturalmente.

Até hoje não se sabe exatamente como os bichos sentem esse magnetismo, mas sabemos, por exemplo, que tartarugas marinhas, tubarões, aves migratórias e até abelhas conseguem sentir o campo magnético do planeta e usam essa informação como ferramenta de orientação em direções específicas.

5. Geração de eletricidade

Enguias elétricas conseguem causar choques para atordoar ou matar inimigos ou presas(Fonte: Shutterstock)

Alguns animais conseguem criar eletricidade e campos elétricos para atacar suas presas, navegar em diferentes condições e até monitorar o ambiente à sua volta. Um dos exemplos mais conhecidos é o da enguia elétrica, que pode gerar uma descarga elétrica para atordoar (ou até mesmo matar) inimigos ou presas.

Alguns peixes e tubarões conseguem gerar um campo elétrico que os ajuda a percorrer áreas mais escuras. Inclusive, certas espécies de peixes e sapos podem até detectar correntes elétricas na água.

6. Ecolocalização

Golfinhos usam a ecolocação para se orientar no ambiente submarino(Fonte: Shutterstock)

Quando se fala em ecolocalização, um dos primeiros animais que vêm à mente são os morcegos. Porém, existem no nosso planeta vários outros seres que também utilizam ondas sonoras para mapear o ambiente. Por exemplo, baleias e golfinhos emitem pulsos sonoros debaixo d'água e utilizam o eco para identificar e "enxergar" elementos nos arredores.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: