A cor magenta não existe! Entenda como nosso cérebro cria essa 'ilusão'

06/04/2023 às 12:002 min de leitura

Você já tirou uma foto com o seu smartphone e viu que a imagem não correspondeu exatamente àquilo que você enxergou? Isso se deve porque o olho humano é uma câmera muito mais poderosa do que a dos celulares, capaz até de enganar o nosso cérebro criando uma cor que não existe na natureza: o magenta.

Isso acontece porque a visão requer que diferentes partes do corpo estejam trabalhando em sintonia para captar as informações do mundo em que vivemos.

Vamos fingir que nossos olhos são câmeras. Essas câmeras só conseguem lidar com informações visuais que estão dentro de uma faixa específica: de 400 a 700 nm, tudo o que está nessa faixa está dentro daquilo que é chamado “luz branca” ou “luz visível” e pode ser processado pelos nossos olhos.

A estrutura do olho humano

Estrutura do olho humano. (Fonte: GettyImages)Estrutura do olho humano. (Fonte: GettyImages)

As cores são processadas pelas estruturas que estão no centro da retina, chamada de mácula. Dentro da mácula existem células especiais chamadas de “cones”. O olho humano conta com três cones, os cones de tipo L, de tipo M e de tipo S.  

Cada um deles processa um comprimento específico de onda, variando entre as ondas longas, médias e curtas.  Os cones de tipo L nos permitem enxergar os tons de vermelho. Já os de tipo M os tons de verde e os do tipo S são responsáveis pelo azul.

Todas as outras cores que podemos enxergar são resultados do trabalho conjunto desses cones — é assim com o amarelo, com o alaranjado, com o rosa, o marrom etc., exceto com o magenta.

Por que o magenta não existe?

O magenta não existe na natureza porque não há uma onda de luz que corresponda a essa cor, ao contrário das outras cores.

Por exemplo, uma onda de luz na faixa de 570 nm quando entra no olho humano, ela estimula os cones L e M, gerando um pulso elétrico que informa ao cérebro que aquela cor é o amarelo — e o cérebro processa aquela informação como aquilo que entendemos como o amarelo.

Mas, não existe nenhum comprimento de onda que corresponda ao magenta, dentro do espectro de luz visível, todas as ondas corresponderiam a outras cores. Portanto, é o nosso cérebro que cria essa cor.

Não há uma razão conhecida para que esse fenômeno ocorra. O que se sabe é que o magenta é visto quando os cones S e L processam sinais que corresponderiam a azul e vermelho puro.

Cientistas acreditam que isso se deve pela evolução e tenha ajudado nossos antepassados a se alimentarem e viverem nas florestas, um mundo em que os tons de verde predominavam.

Animais enxergam cores que não vemos

Os olhos de alguns animais conseguem processar informações que estão em uma faixa de ondas muito maior do que aquela que o olho humano consegue entender.

Portanto, não só a cor magenta não existe, como várias cores que realmente existem na natureza não são enxergadas pelos olhos humanos.

Camarão squilla têm 12 cones em seus olhos e vê o mundo mais colorido que nós. Fonte: GettyImagesCamarão squilla têm 12 cones em seus olhos e vê o mundo mais colorido que nós. Fonte: GettyImages

Os olhos do squilla, um tipo de camarão, têm 12 cones, diferentemente dos nossos que só têm três. Por isso ele vê o mundo muito mais colorido que a gente.

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: