Dinossauro desconhecido de pescoço comprido é descoberto na Europa

05/10/2023 às 10:002 min de leitura

Há cerca de 122 milhões de anos, um enorme saurópode nunca antes visto pela humanidade percorria as terras do que hoje é a Espanha. Segundo os novos fósseis encontrados na região, a forma incomum de seus ossos sugere que o recém-descoberto "titã" era bastante primitivo e pode ajudar na compreensão da evolução desses gigantescos dinossauros de pescoço longo.

A espécie foi chamada de Garumbatitan morellensis pelos pesquisadores, sendo encontrada durante escavações no sítio arqueológico de Sant Antoni de la Vespa, próximo à cidade de Morella, entre 2005 e 2008. Os pesquisadores descobriram restos de pelo menos três indivíduos da espécie no local, incluindo vértebras enormes, ossos de pernas longas e dois conjuntos quase completos de ossos do pé. O achado é considerado algo extremamente raro entre saurópodes e data para o início do período Cretáceo. 

Nova espécie de dinossauro

(Fonte: GBE-UNED/Divulgação)(Fonte: GBE-UNED/Divulgação)

Conforme descrito em um novo estudo publicado na revista Zoological Journal of the Linnean Society no dia 28 de setembro, os saurópodes são dinossauros herbívoros quadrúpedes com pescoços e causas alongadas — os quais costumavam atingir tamanhos colossais. Já o G. morellensis parece pertencer a um subgrupo de saurópodes conhecidos como titanossauros, que eram mais massivos e a única linhagem que sobreviveu até o asteroide que matou os dinossauros atingir a Terra cerca de 66 milhões de anos atrás. 

Com base nos ossos disponíveis para estudo, os pesquisadores não conseguiram dizer exatamente o quão grande as criaturas poderiam ser. Porém, um dos indivíduos encontrados no local destacou-se pelo seu grande tamanho, apresentando vértebras com mais de um metro de largura e um fêmur de quase dois metros de comprimento. 

Tendo esses números em mente, esses dinossauros provavelmente tinham pelo menos o tamanho médio dos titanossauros — algo como 28 metros de altura. Em média, os dinossauros mais pesados dessa classe pesavam algo como 70 toneladas. Embora os titanossauros fossem saurópodes mais pesados, eles não eram os mais longos. Por esse motivo, o comprimento do pescoço da nova espécie surpreende bastante. 

Criatura primitiva

(Fonte: GBE-UNED/Divulgação)(Fonte: GBE-UNED/Divulgação)

Segundo os pesquisadores envolvidos no estudo, a forma dos ossos das pernas e dos pés sugere que o G. morellensis foi um dos saurópodes mais primitivos do seu subgrupo Somphospondyli. Fósseis desse tipo são encontrados em todos os continentes modernos, mas até agora não se sabia de onde originavam.

A descoberta do novo dinossauro na Espanha sugere que a Europa pode ter sido o local onde esses titanossauros vagaram pela primeira vez antes de se espalharem pelo planeta. No entanto, mais evidências ainda serão necessárias para provar essa hipótese.

A equipe de estudo também acredita que Sant Antoni de la Vespa, bem como outros locais da Península Ibérica, podem ser a chave para aprendermos mais sobre como a evolução dos saurópodes realmente aconteceu. Em 2022, cientistas revelaram os restos morais de um enorme saurópode não identificado em Portugal, que agora também é um candidato ao título de maior fóssil de dinossauro conhecido na Europa, o qual remonta a 150 milhões de anos. 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: