Seja o primeiro a compartilhar

Facas de dente de tubarão de 7 mil anos são achadas na Indonésia

Facas feitas com dente de tubarão de 7 mil anos foram encontradas por arqueólogos durante escavações na ilha de Sulawesi, na Indonésia. Os artefatos eram provavelmente utilizados pelos povos antigos em guerras ou rituais.

Conforme o estudo publicado na revista Antiquity, no dia 24 de outubro, as lâminas foram feitas com as mandíbulas de tubarão-tigre, considerado um dos maiores predadores do reino animal. O material, retirado da espécie de 2 m de comprimento, foi modificado para ser usado pelo povo Tolean, que habitou a região há cerca de 8 mil anos.

O grupo de pesquisa, formado por cientistas da Indonésia e da Austrália, identificou dois furos em um dos objetos, enquanto o segundo, que está quebrado, possuía apenas um furo, mas há indícios de um segundo buraco nele. Além disso, encontraram restos de uma substância semelhante à cola, usada para prender os artefatos a um cabo, junto com fios vegetais.

(Fonte: Antiquity/Reprodução)(Fonte: Antiquity/Reprodução)

Este adesivo detectado nos objetos milenares, por meio de um exame microscópico, é feito a partir de uma combinação de minerais, materiais vegetais e animais. Trata-se do mesmo método de fixação visto em lâminas de dente de tubarão utilizadas em toda a região do Pacífico por culturas modernas, segundo os autores.

Armas ou ferramentas?

As facas de dente de tubarão de 7 mil anos achadas na Indonésia podem ter sido usadas como artefatos para cortar carne e demais alimentos e objetos no dia a dia ou como meros objetos de enfeite. Porém, os autores acreditam que elas eram utilizadas de outras maneiras, em diferentes tipos de batalhas ou rituais.

Mas como eles sabem disso? A explicação está em uma característica conhecida dos dentes deste predador, que “ficam cegos” rapidamente, ou seja, perdem seu poder de corte em pouco tempo. Tal detalhe inviabiliza o seu uso como instrumento de corte diário, segundo os pesquisadores.

(Fonte: Antiquity/Reprodução)(Fonte: Antiquity/Reprodução)

Além disso, os dentes de tubarão são capazes de causar cortes profundos na pele, surgindo como opção para ferir seriamente o oponente durante um combate. Esta capacidade também era utilizada por alguns povos para a realização de cortes e limpezas de corpos em rituais de sepultamento.

Os arqueólogos descartaram, ainda, a possibilidade de que os danos causados aos dentes tenham sido apenas resultado da alimentação do animal. Conforme o artigo, foram detectados sinais claros de desgaste associados ao uso humano.

Uso comum no litoral

A utilização de dentes de tubarão modificados em artefatos é uma prática comum a muitos povos que vivem nas áreas costeiras, principalmente. Facas, porretes e lanças feitas com o material por comunidades da Nova Guiné e Micronésia são alguns dos exemplos, bem como punhais e espadas de Kiribati.

Com a descoberta dos novos artefatos na Indonésia, os especialistas acreditam que a presença do material em ferramentas de corte, armas e enfeites na região Ásia-Pacífico é ainda mais antiga do que se pensava.

Você sabia que o Mega Curioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.