publicidade

5 grandes mitos relacionados à saúde que confundem até mesmo os médicos

25/11/2018 às 03:002 min de leitura

Sabe todas as recomendações de saúde que você recebe muitas vezes durante a vida? Pois é, parece que nem todas elas têm motivos para serem levadas a sério. O site Zenewsnetwork publicou uma lista de mitos que, aparentemente, enganam até mesmo os profissionais da saúde. Vamos a eles:

1 – Sol pode não ser um vilão tão grande

Fonte da imagem: Pixabay

Como assim? Todo mundo passou a vida inteira escutando dicas a respeito de como proteger a pele dos raios solares e agora essa! Segundo o artigo publicado no site, não existe evidência que comprove que a exposição ao Sol pode causar câncer; inclusive, o oposto é que parece ser verdade, já que a luz solar estimula nosso corpo a produzir vitamina D, que por sua vez pode proteger a pele desse tipo de doença e evita até a depressão.

Falando em vitamina, uma pesquisa americana descobriu que alguns protetores solares que têm vitamina A em sua composição podem, na verdade, acelerar a divisão de possíveis células cancerígenas. De acordo com a pesquisa, os protetores podem até prevenir queimaduras solares, mas não impedem que os raios ultravioletas cheguem à nossa pele.

2 – Nem tudo o que tem soja é saudável

Fonte da imagem: Reprodução/Zenewsnetwork

Boa notícia aos que odeiam o produto e estavam esperando uma desculpa para sabotar de vez o consumo desse tipo de alimento. O fato é que a soja pode, sim, fazer bem à saúde, mas quando o assunto é soja não fermentada, o jeito é evitar. Esse tipo de composto pode causar danos cerebrais, câncer, pedras nos rins e outros problemas de saúde, de acordo com estudos.

A soja fermentada, a que não faz mal, está presente em alguns produtos de consumo pequeno, como shoyu e missô. Já os não fermentados estão presentes em sucos, iogurtes e afins. De acordo com publicação no site Pat Feldman, o consumo de produtos feitos à base de soja não fermentada têm proteínas industrializadas e podem aumentar o nível de substâncias cancerígenas.

3 – Adoçantes artificiais não ajudam a perder peso

Fonte da imagem: Shutterstock

Parece que muitos substitutos do açúcar tendem a proporcionar efeito contrário àqueles que buscam emagrecer. Além isso, o açúcar artificial pode elevar o índice de insulina, o que pode causar aumento do peso. Hora de correr para as colinas. Pelo menos, é um jeito certo de queimar aquelas malditas calorias.

4 – Leite não fervido é saudável

Fonte da imagem: Pixabay

Ao contrário do que se pensa, ferver o leite não faz bem. Até faz no sentido de deixar a bebida mais “limpa”, mas esse processo também é culpado por retirar do leite os componentes que fazem bem ao nosso organismo. Um artigo publicado no site The Tree Hugger defende o uso do leite não fervido e explica que ele pode apresentar muitos benefícios, principalmente para pessoas que apresentam alergias e asma.

5 – Uma dieta sem gordura não é tão saudável

Fonte da imagem: Pixabay

Calma. Não significa que você vai acrescentar bacon em todas as suas refeições. A questão aqui é que nosso corpo precisa de gordura, assim como de muitos outros componentes da nossa alimentação. O que vale, como tudo na vida, é saber a medida certa. Nem de mais, nem de menos. E pronto, não haverá motivo para pânico. A dica para aqueles que querem perder peso é reduzir, em primeiro lugar, o consumo do açúcar – ele sim é um grande vilão!

*Publicado originalmente em 12/04/2013.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Imagem
publicidade

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: