5 grandes mitos relacionados à saúde que confundem até mesmo os médicos
150
Compartilhamentos

5 grandes mitos relacionados à saúde que confundem até mesmo os médicos

Sabe todas as recomendações de saúde que você recebe muitas vezes durante a vida? Pois é, parece que nem todas elas têm motivos para serem levadas a sério. O site Zenewsnetwork publicou uma lista de mitos que, aparentemente, enganam até mesmo os profissionais da saúde. Vamos a eles:

1 – Sol pode não ser um vilão tão grande

Fonte da imagem: Pixabay

Como assim? Todo mundo passou a vida inteira escutando dicas a respeito de como proteger a pele dos raios solares e agora essa! Segundo o artigo publicado no site, não existe evidência que comprove que a exposição ao Sol pode causar câncer; inclusive, o oposto é que parece ser verdade, já que a luz solar estimula nosso corpo a produzir vitamina D, que por sua vez pode proteger a pele desse tipo de doença e evita até a depressão.

Falando em vitamina, uma pesquisa americana descobriu que alguns protetores solares que têm vitamina A em sua composição podem, na verdade, acelerar a divisão de possíveis células cancerígenas. De acordo com a pesquisa, os protetores podem até prevenir queimaduras solares, mas não impedem que os raios ultravioletas cheguem à nossa pele.

2 – Nem tudo o que tem soja é saudável

Fonte da imagem: Reprodução/Zenewsnetwork

Boa notícia aos que odeiam o produto e estavam esperando uma desculpa para sabotar de vez o consumo desse tipo de alimento. O fato é que a soja pode, sim, fazer bem à saúde, mas quando o assunto é soja não fermentada, o jeito é evitar. Esse tipo de composto pode causar danos cerebrais, câncer, pedras nos rins e outros problemas de saúde, de acordo com estudos.

A soja fermentada, a que não faz mal, está presente em alguns produtos de consumo pequeno, como shoyu e missô. Já os não fermentados estão presentes em sucos, iogurtes e afins. De acordo com publicação no site Pat Feldman, o consumo de produtos feitos à base de soja não fermentada têm proteínas industrializadas e podem aumentar o nível de substâncias cancerígenas.

3 – Adoçantes artificiais não ajudam a perder peso

Fonte da imagem: Shutterstock

Parece que muitos substitutos do açúcar tendem a proporcionar efeito contrário àqueles que buscam emagrecer. Além isso, o açúcar artificial pode elevar o índice de insulina, o que pode causar aumento do peso. Hora de correr para as colinas. Pelo menos, é um jeito certo de queimar aquelas malditas calorias.

4 – Leite não fervido é saudável

Fonte da imagem: Pixabay

Ao contrário do que se pensa, ferver o leite não faz bem. Até faz no sentido de deixar a bebida mais “limpa”, mas esse processo também é culpado por retirar do leite os componentes que fazem bem ao nosso organismo. Um artigo publicado no site The Tree Hugger defende o uso do leite não fervido e explica que ele pode apresentar muitos benefícios, principalmente para pessoas que apresentam alergias e asma.

5 – Uma dieta sem gordura não é tão saudável

Fonte da imagem: Pixabay

Calma. Não significa que você vai acrescentar bacon em todas as suas refeições. A questão aqui é que nosso corpo precisa de gordura, assim como de muitos outros componentes da nossa alimentação. O que vale, como tudo na vida, é saber a medida certa. Nem de mais, nem de menos. E pronto, não haverá motivo para pânico. A dica para aqueles que querem perder peso é reduzir, em primeiro lugar, o consumo do açúcar – ele sim é um grande vilão!

*Publicado originalmente em 12/04/2013.

***

Você conhece a newsletter do Mega Curioso? Semanalmente, produzimos um conteúdo exclusivo para os amantes das maiores curiosidades e bizarrices deste mundão afora! Cadastre seu email e não perca mais essa forma de mantermos contato!

Você sabia que o Megacurioso está no Instagram, Facebook e no Twitter? Siga-nos por lá.

Comentários

Você já percebeu que passamos por algumas mudanças por aqui, né? Uma delas é melhorar também o nosso campo de comentários - e nada melhor do que você, nosso leitor, para nos ajudar e garantir que a gente esteja no caminho certo. Substituímos temporariamente nossos comentários por uma pesquisa rápida para implementarmos mais uma melhoria. Como você acredita que nossa interação pode ser mais próxima aqui?

CLIQUE AQUI PARA RESPONDER