Qual é a diferença entre as borboletas e as mariposas?

17/04/2024 às 16:002 min de leituraAtualizado em 24/04/2024 às 12:20

Se você se confunde quando vê uma borboleta e uma mariposa, e acha que ambas podem ser o mesmo animal, fique tranquilo – você não é o único a ter essa dúvida. Isso porque os dois bichos têm muitas semelhanças: ambos são insetos, começam a vida como lagartas e desenvolvem ao longo da vida asas grandes e brilhantes.

Ainda assim, é preciso saber que elas têm diferenças científicas, e é possível reconhecê-las sem a necessidade de ter formação em entomologia. A seguir, apresentamos no que elas se separam e se aproximam.

A diferença entre borboletas e mariposas

(Fonte: GettyImages/ Reprodução)
As mariposas e as borboletas pertencem à mesma ordem, que chama Lepidoptera. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

Os dois animais — mariposas e borboletas — pertencem à mesma ordem de insetos. As espécies são lepidópteras, ordem que engloba insetos com asas escamosas e pequenos pelos na boca, parecidos com uma palha, que serve para absorver líquidos. Elas nascem como larvas com corpos segmentados, e vão sofrendo uma metamorfose até chegarem na fase adulta.

Uma lagarta de Lepidoptera entra em estágio de pupa e, em seguida, se "revela" como uma mariposa ou como uma borboleta. As mariposas têm como característica marcante as antenas curtas em forma de cerdas. Enquanto isso, as borboletas têm antenas longas com pontas que lembram as pontas da haste de um óculos

Caso não seja possível olhar as antenas, dá também para checar as asas, diferentes nos dois animais.

Outra forma de identificar os dois bichos é observar as asas. As da mariposa trazem uma estrutura, chamada frênulo, que conecta as seções dianteiras e traseiras, o que não ocorre com as borboletas. Já quando as borboletas fecham as asas, elas se unem como se fosse a página de um livro. As mariposas, por outro lado, dobram as asas para trás, como elas fossem um leque de papel.

Por fim, a cor pode ser usada para fazer a distinção. Algumas borboletas costumam ser bem coloridas, enquanto as mariposas tendem a ter tons mais marrons – embora possa aparecer por aí alguma exceção com cores surpreendentemente vibrantes.

Além disso, a mariposa e a borboleta têm pontos em comum: o aparelho bucal das duas é formado por uma espirotromba. Trata-se de um órgão que lembra uma língua de sogra, e que se desenrola para sugar o néctar das flores e dos frutos.

As diferenças entre os hábitos

(Fonte: GettyImages/ Reprodução)
Os animais podem ser reconhecidos por conta de seus hábitos. (Fonte: Getty Images / Reprodução)

Reconhecer uma borboleta ou uma mariposa envolve não apenas a sua aparência, mas o comportamento desses animais. Os lepidópteros têm diferentes hábitos diários: a maioria das borboletas é diurna, enquanto as mariposas são noturnas. Estas últimas desenvolveram uma forma de se deslocar no ar usando a luminosidade lunar e artificial – e é por isso que alguns insetos são atraídos para as lâmpadas, por exemplo.

Outra questão é que algumas mariposas causam coceira e alergia nos humanos. Mas, em geral, os lepidópteros são inofensivos para nós. Da próxima vez que enxergar uma mariposa ou uma borboleta na sua casa, não precisa tentar espantá-la com uma vassoura. O máximo que dá para fazer é abrir a janela, apagar a luz do ambiente e esperar que ela saia.

Ficou com alguma dúvida? Conte para gente em nossas redes sociais! 

NOSSOS SITES

  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • TecMundo
  • Logo Mega Curioso
  • Logo Baixaki
  • Logo Click Jogos
  • Logo TecMundo

Pesquisas anteriores: